Soltura de peixes no lago de Itá será realizada em Marcelino Ramos na próxima terça

0
1129

Através da iniciativa do Consórcio Itá e da Tractebel Energia será realizada a soltura de 500 exemplares juvenis de “Suruvi” no lago da Usina Hidrelétrica Itá. O evento é aberto a toda população e acontecerá próximo ao Balneário de Marcelino Ramos (RS) no dia 23 de fevereiro, às 16 horas. O principal objetivo é realizar atividades de educação ambiental, além da pesquisa e monitoramento da ictiofauna.

Este é um evento que faz parte do Programa de Monitoramento e Manejo da Ictiofauna na área de influência do reservatório da UHE Itá, executado pelo Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce – LAPAD da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e tem como instituição responsável a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária – FAPEU.

“A soltura de peixes faz parte de um projeto muito consistente de gestão ambiental da Usina Itá, e possibilita monitorar o comportamento de desenvolvimento das espécies ao logo do reservatório, além de atividades de educação ambiental”, destaca o Gerente Geral do Consórcio Itá, Reginaldo Oliveira.

A educação ambiental é uma das principais atividades do Consórcio Itá, através do Centro de Divulgação Ambiental – CDA várias palestras são ministradas nas escolas e associações, além da produção de mudas e visitas no Horto Botânico. Outro destaque na educação ambiental é o curso do PFEA – Programa de Formação de Educadores Ambientais, que é oferecido gratuitamente aos professores e profissionais da área.