Tempestade com ventos de 84 km/h causa estragos na região Oeste de SC

0
1846

Uma tempestade no início da tarde desta segunda-feira (20) deixou um rastro de estragos pelo Oeste de Santa Catarina. A gerência da Defesa Civil confirma que um tornado passou por Xanxerê nesta tarde com ventos de 84km/h. Mas meteorologistas ainda estudam o caso e trabalham com a possibilidade de uma micro-explosão. Até o momento, duas mortes foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros de Xanxerê, e pelo menos 60 pessoas feridas.

– Há a informação de óbitos na região, mas estamos com problemas na comunicação por internet e telefone, o que dificulta nossa ação – comentou o comandante do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, Walter Parizotto.

Em Xanxerê, os bairros de Tacca e dos Esportes foram os mais afetados pelo vendaval. Os bairros Colatto, São Jorge, Bortolon, Pinheiro e Vila União também foram atingidos. Dados preliminares do coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, apontam que 500 casas foram atingidas. Já os Bombeiros de Xanxerê falam que entre 30 e 40% das casas do município foram atingidas. Os ventos fortes também desabaram o Ginásio Municipal Ivo Sguissardi, o principal da região.

Segundo informações da Rádio Super Difusora Xanxerê, feridos chegam a todo momento ao Hospital Regional São Paulo, que inclusive recruta ajuda de voluntários para auxiliar no atendimento.

Ainda de acordo com a Rádio, o tempo estava nublado mas sem chuva momentos antes. Às 15h20min, um estrondo marcou o início da forte tempestade que veio acompanhada de ventos de 84km/h. Às 18h30min, a tempestade já havia cessado, mas a movimentação pela cidade era grande de carros tentando ajudar as pessoas atingidas.

Três viaturas do Corpo de Bombeiros de Chapecó se deslocaram para a cidade para auxiliar nas ocorrências.