19.5 C
Aratiba
sexta-feira, 19/abril
Player de Áudio Responsivo
InícioAratibaTerceiro Encontro de fuscas em Aratiba

Terceiro Encontro de fuscas em Aratiba

Será sorteado um fusca para os proprietários presentes no evento

Aratiba sedia neste domingo, 17, o 3º Encontro de Fuscas e derivados a partir das 3 horas da tarde, em Dourado, à 12 km da cidade.

A expectativa é reunir mais de 120 fuscas, variante, brasília e TL. Haverá sorteio de brindes para todos os proprietários presentes com seu fusca no evento, inclusive será feito o sorteio de um Fusca, ano 76, 1.600. A inscrição é gratuita e pode ser feita na hora.

O mais tradicional dos carros, aquele que foi o primeiro de muitos motoristas: o Fusca. O Dia Nacional do Fusca é comemorado em 20 de janeiro. Fabricado no Brasil entre 1959 e 1996, o compacto da Volkswagen fez história no país e continua no mercado, pelo menos no nome, com a nova geração que é importada da Alemanha.

O Fusca representa o começo do desenvolvimento da indústria nacional entre as décadas de 50 e 60. Foi um produto desenvolvido para a guerra e de tão robusto, até hoje vemos muitos rodando pelo país.

História
O carro surgiu na década de 30 na Alemanha, desenvolvido por Ferdinand Porsche em Stuttgart. O objetivo era criar um carro econômico, barato, resistente e barato. Após diversos protótipos, o carro começou a ser produzido em 1938, com o nome de Sedan 1200, com o motor traseiro do tipo boxer refrigerado a ar. No entanto, só a partir do final da Segunda Guerra Mundial que a produção emplacou.
Os primeiros Fuscas fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil ainda em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava.
No Brasil, a produção começou em 1959 na fábrica da Volkswagen de São Bernardo de Campo (SP). O carro virou febre e explodiu em vendas. O design composto de curvas charmosas se manteve, mas o motor ganhou diversas versões, com cilindrada desde 1.2 a 1.6. O carro teve sua produção finalizada em 1986.
No entanto, em 1992, por sugestão do então presidente Itamar Franco, durante visita no Salão do Automóvel de São Paulo, o Fusca foi ressuscitado. O político estava indignado com o preço dos carros populares e via no Fusca uma solução para o transporte. Volkswagen resolveu relançar o carro, que foi produzido entre 1993 a 1996. A última linha de produção no mundo foi encerrada em 2003 no México.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments