Tome um café da manhã caprichado

0
213

Se você tem o hábito de sair de casa correndo sem comer nada, pare já com essa mania! A primeira refeição do dia é tão importante que vale a pena acordar dez minutos mais cedo para fazê-la.

Depois de horas sem se alimentar, o corpo precisa repor energia logo que acorda. “O café da manhã faz com que o nosso metabolismo volte a funcionar corretamente, pois durante a noite ele fica lento e sem receber energia”, diz a nutricionista Daniela Jobst.

A nutricionista explica também que esta refeição deve ser completa, com proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos. “Comer logo cedo traz inúmeros benefícios: dá energia necessária para praticar exercícios, diminui a fome ao longo do dia, evita depósito de gordura localizada e ajuda nas atividades intelectuais”.

Muita gente acha que pular o café pode ajudar a emagrecer, mas isso não é verdade. Uma pesquisa do Hospital de Clínicas de Caracas, na Venezuela, em parceria com a Universidade Virginia Commonwealth, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres que ingeriam pelo menos a metade das calorias totais do dia ainda na primeira refeição emagreceram mais do que aquelas que comeram menos.

Isso tem uma explicação simples: quando você acorda e não fornece o combustível necessário para o seu organismo, ele entende que precisa economizar. Dessa maneira, gasta menos energia e o emagrecimento fica mais difícil.

“Quem não toma café da manhã acaba comendo um volume maior no almoço, exagerando na gordura e nas calorias”, explica a nutricionista Carolina Mesquita.