Três Arroios comemora seu 30º aniversário de emancipação e centenário de colonização

0
245

O município de Três Arroios comemorou, na última quinta-feira (30), seu 30º aniversário de autonomia política e 100 anos de colonização, com a realização de uma intensa programação, que iniciou no dia 5 de novembro e encerrou na última sexta-feira (1).

O último dia de confraternização foi marcado por momentos significativos.

Inauguração do Centro de Informações
A população de Três Arroios já é conhecida por receber e acolher bem quem visita a cidade. A partir de agora, esse reconhecimento ganha um status de serviço, com a inauguração do Centro de Informações Turísticas, Indústria e Comércio.

O Centro está localizado às margens da BR-153, ao lado do pórtico de acesso à cidade. Um local para recepcionar e orientar as pessoas que visitam Três Arroios, bem como os próprios munícipes, mostrando também os produtos que são fabricados no Município. um tipo de apoio fundamental ao turista.

O espaço é uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, com a Emater-RS/Ascar e Associação Cultural, Comercial, Industrial de Três Arroios (ACCITA).

No ato inaugural, com corte da fita, estiveram presentes o prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta, vice-prefeito, Luiz Valdecir Pertuzzatti, presidente da Câmara de Vereadores, Alceu Luis Schafer, deputado federal Giovani Cherini, presidente da AMAU e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, secretário municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, Laércio Tubin, presidente da ACCITA, Iores Ruechert, Padre Milton Mattia, vereadores, secretários municipais e comunidade em geral.

Hospital São Leonardo recebe novos equipamentos
Durante a programação de aniversário do Município, foi realizada também a entrega de novos equipamentos ao Hospital Beneficiente São Leonardo.

Os mesmos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Giovani Cherini. O valor é de R$ 171 mil. O Hospital está recebendo novos equipamentos para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos seus usuários e contribuir ainda mais para o bom trabalho que vem sendo realizado.

Descerramento da placa do Marco do Centenário de Colonização
Em um momento memorável e marcante, aconteceu o descerramento da placa do Marco do Centenário de Colonização, junto a Praça Augusto Kops.

Assim como o marco histórico instalado em 1917, quando iniciou a colonização, e que ainda hoje se encontra na Praça, 100 anos depois é inaugurada a placa comemorativa ao centenário da chegada dos primeiros imigrantes.

Sessão Solene
Por sua vez, a Câmara de Vereadores realizou Sessão Solene ao Centenário de Colonização.

Momento Cultural
A Administração Municipal apresentou ainda um vídeo contando a trajetória do Município e lançou uma revista do centenário da colonização. Em seguida, aconteceu o encontro de etnias, com apresentações artísticas dos seguintes grupos culturais: Grupo de Dança Folclórica Deutsche Volkstanzgruppen Wahre Freundschaft de Aratiba, Grupo Folclórico Polonês Auresóvia de Áurea, Grupo Nova Itália de Severiano de Almeida e o Grupo Alemão de Três Arroios.

Na oportunidade, durante a confraternização, foram servidos pratos típicos das etnias alemã, italiana e polonesa, para degustação.

Ao final, ocorreu a apresentação do grupo “Os Cinquentões” e chegada do Papai Noel, que recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito, Lirio Zarichta, e vice-prefeito, Luiz Valdecir Pertuzzatti.

Já a Banda Os Cometas lançou seu 18º CD, com músicas em homenagem ao centenário da colonização.