Três Arroios volta a ser destaque nacional pela Expedição Agricultura Familiar

0
282

A equipe de jornalismo da Gazeta do Povo, o maior jornal em circulação no Estado do Paraná, está percorrendo os municípios brasileiros onde a agricultura familiar se destaca. Os jornalistas da Expedição da Agricultura Familiar foram recebidos em Três Arroios pelo prefeito Lírio Zarichta. O projeto do jornal, desenvolvido todos os anos, destaca a importância da Agricultura Familiar no Brasil.

Este ano, a Expedição da Agricultura Familiar veio ver de perto em Três Arroios a cultura da erva-mate, desde a produção até o processo de industrialização. Visitaram a propriedade do agricultor Lino Roque Muller, na Linha Lajeado Perdido, que cultiva 9 hectares, e a Indústria de Erva Mate IDEAL, instalada às margens da BR-153, na Linha Anchieta.

Na propriedade do agricultor Evandro Costella, na Linha Lajeado Leão, fizeram os registros de uma propriedade diversificada com a produção de suínos – terminação, com capacidade de alojamento de 1000 cabeças por lote, sendo esta a principal atividade, seguida da produção de milho e soja, citrus, bovinos de leite e corte, peixes e praticamente todos os produtos de subsistência familiar.

A expedição percorre todos os anos os estados do RS, SC, PR, MS, MG e BA, encerrando o roteiro em novembro de 2016. Acompanharam os trabalhos, o prefeito Lirio Zarichta, o chefe do Escritório da Emater Jair Griebler e o gerente da Cotrel/Aurora filial de Três Arroios Josimar Lorenzon. As reportagens completas poderão ser acessadas pelo site: www.agrifamiliar.com.br