Três passos para diminuir o consumo de açúcar

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Several types of sugar - refined and granulated

Uma boa forma de diminuir o consumo de açúcar é não colocar açúcar no café, suco e leite, e substituir os alimentos refinados por suas versões integrais, como o pão de forma branco pelo pão integral, por exemplo.

Além disso, para limitar o consumo de açúcar também é importante diminuir o consuno de alimentos industrializados e ler os rótulos para identificar a presença ou não de açúcar naquele alimento. O consumo excessivo de açúcar está ligado a um maior risco de doenças como diabetes tipo 2, ácido úrico elevado, colesterol alto, hipertensão arterial e câncer.

A seguir, são listados três passos para diminuir o consumo de açúcar:

1. Reduzir aos poucos o açúcar
Por exemplo: se costuma colocar duas colheres de açúcar branco no café ou no leite, passe a adicionar apenas uma colher, de preferência de açúcar mascavo ou demerara. Após duas semanas, troque o açúcar por algumas gotinhas de Stévia, que é um adoçante natural.

O sabor doce vicia e, para adequar o paladar acostumado ao sabor doce, é necessário ir reduzindo aos poucos o açúcar da alimentação até conseguir se habituar com o sabor natural dos alimentos, não precisando mais utilizar nem açúcares, nem adoçantes.

2. Não adicionar açúcar nas bebidas
O passo seguinte consiste em não adicionar açúcar ou adoçante no café, chá, leite ou suco. Aos poucos, o paladar vai se habituando e o açúcar vai se tornando menos necessário.

A quantidade de açúcar que se pode ingerir por dia é de apenas 25 g, sendo que uma colher de sopa de açúcar já contém 24 g e um copo de refrigerante contém 21 g. Além disso, o açúcar também está presente em alimentos menos doces como pães e cereais, sendo fácil atingir o seu limite máximo recomendado por dia.

3. Ler os rótulos
Sempre que comprar um produto industrializado, leia atentamente seu rótulo, observando a quantidade de açúcar que ele possui. No entanto, a indústria utiliza diversas formas de açúcar como ingrediente dos seus produtos, podendo estar presente no rótulo com os seguintes nomes: açúcar invertido, sacarose, glicose, glucose, frutose, melado, maltodextrina, dextrose, maltose e xarope de milho.

Ao ler o rótulo, também é importante lembrar que os primeiros ingredientes da lista são aqueles que estão em maior quantidade no produto. Assim, se o açúcar vem primeiro, ele é o ingrediente mais utilizado para fazer aquele determinado produto.

O cuidado com o consumo de açúcar é especialmente importante para as crianças, pois elas ainda estão formando seus hábitos alimentares, e o consumo excessivo de açúcar desde a infância contribui para o aumento do risco de diabetes e doenças cardiovasculares.