Vitamina C e a beleza

0
56

A vitamina C utilizada como cosmético ajuda na hidratação e na produção de substâncias que agem na renovação da pele. Ela tem um poder antioxidante, estimulando a eliminação de radicais livres, agora na pele.

Ela também atua na produção de colágeno, essencial em tratamentos de rejuvenescimento. É indicada para pessoas que apresentam linhas de expressão, rugas e outros danos causados pela exagerada exposição ao sol.

O colágeno é o ingrediente responsável pela capacidade elástica e resistência da pele, ou seja, sem ele a pele fica mais flácida e frágil. A exposição continuada ao sol é um dos fatores que alteram a síntese de colágeno na pele, levando a formação das rugas.

Aí entra outro papel da vitamina C: proteger contra a exposição solar. Ou seja, além de consertar os danos causados pelo sol, ela ainda evita que esses danos ocorram.

Para combater o envelhecimento da pele, a forma tópica (sobre a pele) tem se mostrado a mais efetiva. Mas são necessários alguns cuidados. Primeiro é importante consultar um médico para saber qual a concentração de vitamina C é mais adequada para o seu tipo de pele. A vitamina C é muito instável, isso porque ela perde as suas propriedades em contato com a luz e com o ar. Então o creme deve ser guardado em frasco fosco e bem fechado; melhor ainda se for na geladeira.