10 alimentos e bebidas que amarelam seus dentes

3915

Se você quer mostrar seu sorriso para o mundo sem medo, é preciso manter seus dentes brancos, bem brancos. Embora haja vários novos tratamentos para clareamento dental, também existem formas de evitar que eles fiquem amarelados. Para começar, uma boa ideia é evitar estes dez alimentos que contribuem diretamente com este processo. Vamos descobrir mais sobre o assunto?

Curry
Gosta de uma comida mais exótica no final de semana? “As especiarias presentes no curry são frequentemente de cores avermelhadas e amarelas, podendo manchar seus dentes”, explica o Dr Bruno Silva da Brighton Implant Clinic. Ele sugere que você escove os dentes logo após comer curry. “Outra maneira de evitar manchar seus dentes com este alimento é comendo maçãs, cenouras e aipos logo depois”, ele acrescenta.

Café e chá
Se você é um dos muitos amantes destas duas bebidas, saiba que cometer excessos aqui pode amarelar seus dentes. Isso acontece porque a pigmentação do chá e do café pode manchar seus dentes de amarelo. “O consumo regular deixará seus dentes amarelados e manchados devido aos químicos do café e do chá que agarram nos dentes, explica Sandeep Senghera, Chefe de Odontologia na WhatClinic.com. A longo, prazo, este efeito pode se tornar permanente”.

Molho de tomate
“Devido à sua acidez, o molho de tomate tende a agarrar nos dentes”, diz a Dra. Raha Sepehrara, principal dentista das clínicas Dental Suite. “Sua cor brilhante e avermelhada significa que o molho contém uma quantidade elevada de cromogenes”. Uma solução? Consuma com moderação e faça sua higiene bucal logo após a refeição.

Bagas
Boas para saúde, mas terríveis para os seus dentes, graças aos seus pigmentos coloridos que podem grudar no esmalte dos seus dentes. “As bagas geralmente têm colorações fortes e contêm muitas taninas”, explica a Dra.Sepehrara.

Beterraba
“Eu imagino que qualquer coisa que manche um tapete de cor clara também pode manchar os dentes”, diz Arvin Mirzadeh da Vitality Dental. Imagine só o dano que uma beterraba poderia fazer ao tal tapete! Sandeep Senghera recomenda que você enxague a boca logo após comer beterraba para reduzir o acúmulo de manchas.

Vinho tinto
Sim, outro item que faz bem para a saúde, mas não para os dentes. “É preciso tomar cuidado com alimentos que contêm taninas, substâncias que derivam das plantas e facilitam a adesão das manchas à superfície dos dentes. O vinho tinto, em particular, contém uma grande quantidade de taninas e cromogenes, substâncias com fortes pigmentos que aderem ao esmalte dos dentes e são altamente ácidas”, explica a Dra. Raha Sepehrara.