11 regras fundamentais para ter cabelos saudáveis e sedosos (cont.)

52

Regra 4 – Não dispense o condicionador
Além de ser hidratante e suavizar os frizz, o uso do condicionador também protege os cabelos das agressões do secador, funcionando como um protetor térmico. Para a química cosmética Ni’Kita Wilson, ele é fundamental. “Ele é tão importante como o spray ou até mais, pois é melhor para revestir os cabelos”, afirma.

Regra 5 – Aplique o protetor térmico na quantidade certa
Na hora de aplicar o spray de proteção térmica dos fios, procure separar os cabelos úmidos em mechas, para que nenhum fique de fora, e aplique de cima para baixo do comprimento, com duas ou três borrifadas em cada lugar. Quando terminar, penteie os cabelos, para auxiliar na distribuição homogênea do produto. Isso garantirá que o calor não queime os fios.

Regra 6 – Use camisas de algodão para secar os fios
As velhas camisas de algodão são excelentes para secar as madeixas. Além disso, são suaves e não agridem os fios, mantendo as cutículas fechadas. Para o hairstylist, Mark Townsend, é muito importante sempre tê-las em mãos. “Elas são suaves para cutículas dos cabelos, facilitando na hora da secagem”, explica.

Regra 7 – Habitue-se a usar o jato frio do secador
Se após utilizar o secador os seus cabelos ainda permanecem muito quentes, isto significa que o efeito do calor continua agindo sobre eles. Para evitar problemas, um jato de ar frio do próprio secador sobre os fios evitará que o calor continue agindo e acabe prejudicando a saúde dos cabelos.