11 regras fundamentais para ter cabelos saudáveis e sedosos

829

Além de embelezar o rosto, cabelos saudáveis e modelados garantem um visual muito mais atraente a qualquer mulher. Porém, nem sempre temos os devidos cuidados com os fios ou criatividade na hora de estilizá-los, o que pode deixá-los com aspecto de sem vida e beleza. Porém, com alguns hábitos simples, é possível reverter os danos causados ao longo do tempo, basta fazer pequenas mudanças na rotina de cuidados. Confira 11 regras fundamentais para ter cabelos saudáveis e sedosos todos os dias do ano.

REGRA 1 – MOLHE COM MENOS FREQUÊNCIA
Apesar de passar a sensação de cabelos limpos e hidratados, molhar os fios com muita frequência é prejudicial. A água incha o interior dos fios, fazendo com que a cutícula se abra, ficando quebradiça e com frizz. Em entrevista ao site da revista americana Allure, o químico cosmético, Randy Schueller, recomendou evitar lavar demais os cabelos. “Não lave o cabelo mais do que você precisa. Sempre que puder, pule um dia, isso será ótimo.”

REGRA 2 – REALIZE CUIDADOS PRÉ-LAVAGEM
Antes de lavar os cabelos, use um pré-shampoo. O produto funciona como um selante, alisando as cutículas antes que a água penetre nos cabelos, causando menor dano. Além disso, o pré-shampoo evita o desgaste causado pelo atrito entre os fios, garantindo cutículas fechadas e aspecto saudável.

REGRA 3 – PREFIRA UM SHAMPOO DE REPARAÇÃO
Para garantir fios hidratados e sedosos, use um shampoo que tenha no rótulo o termo “reparação dos danos” , pois isso significa que ele possui proteínas reparadoras dos fios, garantindo cabelos mais fortes e saudáveis. Outra dica também é usar um condicionador de limpeza, pois ele possui menor concentração de detergentes, limpando sem agredir os cabelos.

REGRA 4 – NÃO DISPENSE O CONDICIONADOR
Além de ser hidratante e suavizar os frizz, o uso do condicionador também protege os cabelos das agressões do secador, funcionando como um protetor térmico. Para a química cosmética Ni’Kita Wilson, ele é fundamental. “Ele é tão importante como o spray ou até mais, pois é melhor para revestir os cabelos”, afirma.

REGRA 5 – APLIQUE O PROTETOR TÉRMICO NA QUANTIDADE CERTA
Na hora de aplicar o spray de proteção térmica dos fios, procure separar os cabelos úmidos em mechas, para que nenhum fique de fora, e aplique de cima para baixo do comprimento, com duas ou três borrifadas em cada lugar. Quando terminar, penteie os cabelos, para auxiliar na distribuição homogênea do produto. Isso garantirá que o calor não queime os fios.

REGRA 6 – USE CAMISAS DE ALGODÃO PARA SECAR OS FIOS
As velhas camisas de algodão são excelentes para secar as madeixas. Além disso, são suaves e não agridem os fios, mantendo as cutículas fechadas. Para o hairstylist, Mark Townsend, é muito importante sempre tê-las em mãos. “Elas são suaves para cutículas dos cabelos, facilitando na hora da secagem”, explica.

REGRA 7 – HABITUE-SE A USAR O JATO FRIO DO SECADOR
Se após utilizar o secador os seus cabelos ainda permanecem muito quentes, isto significa que o efeito do calor continua agindo sobre eles. Para evitar problemas, um jato de ar frio do próprio secador sobre os fios evitará que o calor continue agindo e acabe prejudicando a saúde dos cabelos.

REGRA 8 – CONQUISTE ONDAS PRAIANAS DURANTE O SONO
Se você costuma secar as madeixas durante a noite, utilize uma técnica para minimizar os danos do jato quente e ainda poupar tempo. Durma com os fios úmidos presos em duas tranças soltas. Segundo a hairstylist Mara Roszak, esta é uma boa opção. “Isso suaviza o frizz, solta os cachos, e ainda garante ondas praianas aos cabelos lisos”, afirma.

REGRA 9 – SEQUE OS CABELOS MAIS RÁPIDO
Nada melhor do que algo que ajude a acelerar o processo de secagem dos cabelos sem que isso os agrida. E, sim, existe uma técnica bem fácil que pode fazer isso por você. O truque é utilizar uma toalha seca para tirar o excesso de água, porém sem esfregar os fios, e, em seguida, passar toalhas de papel para secar o restante da umidade. Isso garante cabelos secos em um menor tempo.

REGRA 10 – CUIDE DO SEU COURO CABELUDO
Tratar o couro cabeludo semanalmente faz mais diferença do que você imagina. “Manter os folículos pilosos limpos evita a obstrução e inflamação que leva à queda de cabelo mais tarde”, explica o dermatologista Neil Sadick, recomendando o uso de shampo anticaspa: “shampoos para caspa são ótimos para a limpeza do couro cabeludo, mesmo que você não tenha esse problema”, indica.

REGRA 11 – AUMENTE O BRILHO DO SEU CABELO
Ao invés de utilizar sprays e séruns para garantir o efeito luminoso nos fios, invista em óleos suaves que possuam filtro UV em sua composição. Estes produtos permitem um visual natural e de aspecto saudável a qualquer cabelo.