Nesta quinta-feira (4), a Igreja celebrará a Festa de Corpus Christi (Festa do Santíssimo Sacramento). É a festa popular da Eucaristia. Na quinta-feira santa, a Igreja celebra a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Na solenidade de Corpus Christi, a Igreja proclama sua gratidão a Deus pelo presente da Eucaristia e professa de forma solene sua fé na presença real de Cristo no Sacramento do Altar.

O Corpus Christi foi estabelecido no breve pontificado de Urbano IV, no dia 11 de agosto de 1.264, com a finalidade de estimular a devoção à Eucaristia e convidar os fiéis à adoração da presença real do Senhor sob as humildes espécies do pão e do vinho. Nesse dia realiza-se a procissão pelas ruas decoradas com tapetes e figuras de Jesus, do pão e do cálice, utilizando materiais como serragem colorida, papel, flores e outros, sendo uma manifestação pública de fé na presença do Senhor na hóstia sagrada.

Em Aratiba, pela parte da manhã acontecerá a ornamentação e a confecção do tapete por onde passará o Santíssimo. Este trabalho de ornamentação e confecção é feito pelas pastorais, grupos e entidades da cidade. A missa, com transmissão pela Rádio Aratiba, acontecerá às 14h, na igreja São Tiago, seguida de procissão pelas ruas da cidade.

corpo crist
corpo cristi 2

Anúncio Patrocinado