A Secretaria da Educação de Aratiba adquiriu o Programa MenteInovadora com 600 jogos para os alunos do 6º ao 9º ano, que serão utilizados na disciplina de Matemática. É mais uma novidade para as escolas municipais de Ensino Fundamental Aratiba e São Roque. Cada aluno recebeu um kit contendo um jogo e dois livros, sendo que o jogo o aluno utiliza em casa, e os livros, nas aulas de matemática.

Os jogos de raciocínio funcionam como uma importante ferramenta no aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento. Jogos de raciocínio também ajudam o aluno a lidar melhor com situações socioemocionais e éticas.

O Programa MenteInovadora, desenvolvido pela Mind Lab, propõe-se articular os campos de saberes na escola, oferecendo outras e novas perspectivas que visam tanto à problematização quanto à proposição de outras práticas pedagógicas na escola.

A metodologia do Programa MenteInovadora apresenta-se como um instrumento na formação continuada e em serviço de professores. Estimula o desenvolvimento de raciocínio e habilidades essenciais para a formação técnica e humanística de alunos

Segundo informações do instituto Mind Lab, no extremo norte do Rio Grande do Sul, Aratiba é o primeiro e único município, que possui o programa. Os outros no Estado são: Caxias do Sul, São Leopoldo, Portão, São Antônio da Patrulha e Pelotas (FIERGS).

Durante o Ensino Fundamental, o processo é focado nas necessidades próprias à entrada na adolescência (aspectos socioemocionais), como por exemplo: tomada de decisões para o planejamento do futuro, uso dos instrumentos internos em situações-problemas mais complexos, maior abstração, entre outras habilidades.

O Programa MenteInovadora tem suas origens na Mind Lab, criada em 1994 em Israel. Seus objetivos são: a) desenvolvimento da consciência; b) desenvolvimento das habilidades de raciocínio; c) Fortalecimento de habilidades Sociais; d) transferência interdisciplinar.

A Metodologia vem funcionando com enorme sucesso em milhares de instituições de educação e contribuiu no desenvolvimento de milhões de alunos em diversos países ao redor do mundo, incluindo: Brasil, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Espanha, Itália, Hungria, Turquia, e muitos outros.

Em 2006, esta Metodologia chegou ao Brasil. Desde então, mais e mais escolas, particulares e públicas, já a adotam em seus currículos, atendendo milhares de crianças e jovens com resultados positivos já observáveis.
No Brasil, a equipe pedagógica da Mind Lab Brasil realiza encontros de capacitação e formação continuada com os educadores das escolas parceiras, e as Olimpíadas de Raciocínio, além de colaborar com as instituições de ensino na organização de workshops para pais e outros eventos.

1 2 3 17a

Anúncio Patrocinado