Os cabelos fazem parte da identidade das pessoas, cada qual ao seu estilo. Atualmente, não apenas as mulheres, mas também os homens estão preocupados com as madeixas, cheios de dúvidas sobre a maneira ideal de cuidar delas. A técnica em tricologia (estudo dos cabelos) Sônia Mesquita trata pessoas com problema no couro cabeludo e calvície. Segundo ela, a maioria lava os cabelos de forma errada, o que prejudica a higiene e a saúde do couro cabeludo.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o cabelo pode ser lavado todos os dias.

De acordo com a terapeuta, muitos não lavam o cabelo por pensarem que o couro cabeludo demora mais de 24 horas para secar. “Na verdade, o couro cabeludo é igual à pele: assim que molhado, seca rapidamente. Quanto mais ficar sem lavar a cabeça, mais fungos e bactérias se acumularão”, explica. Sônia  informa que não existe cabelo oleoso, mas sim cabelo com placa de gordura, daí a necessidade de lavá-lo diariamente.

Calvície
A consultora esclarece que a queda dos cabelos pode acontecer a partir do estresse, da poluição, da genética e da má alimentação, e não da idade. O consumo excessivo de alimentos com radicais livres e gordura saturada pode influenciar no aparecimento da calvície.

Além disso, a especialista defende o uso de produtos fitoterápicos e orgânicos para a lavagem dos cabelos, por não terem química. “Os fios absorvem melhor os componentes, e os produtos ajudam a eliminar fungos que atacam as fibras capilares e prejudicam a circulação sanguínea”, informa. A consultora ainda indica que passar xampu duas vezes durante o banho é pouco. “É necessário passar de três a quatro mãos de xampu em pequenas quantidades. Não é a quantidade, mas sim a qualidade da lavagem que irá garantir a saúde dos cabelos”, destaca.

Anúncio Patrocinado