A soja é um assunto muito discutido nos dias de hoje. Poucos sabem, mas ela é um dos alimentos vegetais mais completos que existem. O grão pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, pois é rico em proteínas de alta qualidade, gorduras ‘boas” (como as mono e poliinsaturadas), fibras, vitaminas e minerais. Além disso, contém isoflavonas, que são substâncias vegetais que podem auxiliar na redução nos níveis de colesterol ruim (LDL) e, assim, ajudar na prevenção de doenças do coração.

Segundo a nutricionista Dra. Glaucia Figueiredo Braggion,“dietas com maior consumo de alimentos vegetais são benéficas, já que esses alimentos são ricos em fibras que formam uma espécie de gel no trato-digestório e tornam a digestão mais lenta, proporcionando sensação de saciedade por mais tempo. A recomendação é que haja uma variação na introdução da soja na alimentação, fazendo uso deste grão no preparo de saladas, pratos quentes ou vitaminas, constituindo alternativas para evitar a monotonia alimentar”.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a soja como um alimento com propriedade funcional, sendo que o ideal é consumir no mínimo 25 gramas por dia da proteína vinda desse alimento para se beneficiar da ação da soja no organismo, associado a hábitos de vida saudáveis.

Anúncio Patrocinado