A quantidade de sal ingerida pela população brasileira em 2014 não mudou com relação ao ano anterior. É o que aponta a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, realizada pelo Ministério da Saúde. O levantamento chama a atenção para o excesso do consumo dessa substância no Brasil. Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, a quantidade diária de sal recomendada é de cinco gramas. Mas, no Brasil, as pessoas consomem até 12 gramas ao dia. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, várias ações estão sendo desenvolvidas para mudar esse hábito. “Para isso que nós estamos fazendo várias iniciativas na área da alimentação saudável, da orientação nutricional, um pacto com a indústria de alimentos para a redução progressiva do sal nos alimentos industrializados e um conjunto de outras atividades que nós faremos na área da promoção da saúde. Mas é fundamental que os brasileiros e brasileiras já comecem, imediatamente, diminuindo a adição de sal no manuseio, no preparo das alimentações e uma dica considerada importantíssima: tirar o saleiro da mesa de refeições.”

De acordo com o Guia Alimentar Para a População Brasileira do Ministério da Saúde, o consumo excessivo de sal pode provocar hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, . A médica veterinária, Michele Gomes, sabe bem que salgar demais os alimentos aumenta os riscos de desenvolver complicações de saúde. “Eu busco controlar os alimentos. Tirei refrigerante, porque tem bastante sódio, alguns chás industrializados que eu gostava muito de tomar, mas também tem bastante sódio, então eu também reduzi. Salada, hoje eu procuro não adicionar sal, e tento fazer alimentos, cozinhar com menos sal.”

O novo Guia Alimentar para a População Brasileira e o livro Alimentos Regionais Brasileiros são publicações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde que mostram várias dicas de como adotar uma alimentação saudável . Para acessar essas informações, basta entrar na página do ministério. O endereço é www.saude.gov.br

Anúncio Patrocinado