O Consórcio Itá, a Tractebel Energia e a Prefeitura Municipal entregam à comunidade de Marcelino Ramos e região, no dia 16 de julho, às 10 horas, o Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares. A Unidade de Conservação foi construída como medida compensatória da Usina Hidrelétrica Itá, conta com 423 hectares de mata nativa e oferece aos visitantes trilhas, mirantes, passarelas, auditório, restaurante e sala interativa. Tudo isso em meio à mata e em total sintonia com a natureza.

Foram investidos R$ 6 milhões e o Parque levou três anos para ficar pronto. São 2.141 de área construída e seis trilhas ao longo de 7 km. O visitante, além de conhecer a Floresta Estacional Decidual da região, pode, na sala interativa, observar por meio de painéis com fotos a história do povo que ali viveu e vive, datas históricas da região e quem são os vizinhos do parque. Esse espaço físico foi criado especialmente para abrigar a memória e resgatar a história da região.

Sem dúvida o Parque Teixeira Soares vai incrementar o turismo de Marcelino Ramos. “A criação do Parque Teixeira Soares será mais uma motivação e estímulo para os moradores da região de Marcelino Ramos a procederem cuidados para a regeneração da floresta existente no passado e, com isto, recuperar a fauna e flora que alimentam peixes, pássaros e outros animais na região”, salienta o Diretor de Produção de Energia da Tractebel Energia, José Carlos Cauduro Minuzzo.

O município recebe um local com atividades e equipamentos de uso público, conferindo destaque frente ao turismo da região. “O Consórcio Itá disponibilizou não só para a comunidade do município de Marcelino Ramos, mas para a de toda a região, um empreendimento motivo de muito orgulho”, destaca o Gerente Geral do Consórcio Itá, Reginaldo de Oliveira.

Após a doação ao município, o Consórcio Itá continuará por mais três anos contribuindo integralmente para manutenção, e por mais dois anos de maneira parcial, apoiando de forma proporcional ao arrecadado em projetos.

O Centro de Visitantes foi construído com base nos projetos sustentáveis, utilizando pedras in natura remetendo as taipas, características da região, iluminação natural e aproveitamento da água das chuvas, enfatiza o Gerente Regional da Tractebel Energia, Diego Collet. “O Parque além de ser um local de conservação, pesquisa científica e educação ambiental, será mais um atrativo turístico para promover o desenvolvimento socioeconômico do entorno do Parque e da região”, salienta Collet.

Adquirido na década de 1990, decorrente da Compensação Ambiental da Usina Hidrelétrica Itá, o parque está elencado dentro do processo de licenciamento do IBAMA, procurando no momento de aquisição selecionar as áreas representativas do ecossistema natural remanescentes da localidade. O Parque foi criado apenas no ano de 2008, envolvendo toda a comunidade regional, procurando preservar as características existentes dos povoadores da região neste ambiente.

O Consórcio Itá considerou essa oportunidade como um diferencial, e não se limitou a atender aos dispositivos legais preconizados pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação e implantou um Parque com plenas condições, entre outras, para contribuir com entidades de pesquisa e aumentar o potencial turístico da região e consequentemente suas fontes de renda, destaca Reginaldo.

O Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares é formado por uma Floresta Estacional Decidual, mata caracterizada por duas estações climáticas bem demarcadas, sendo uma chuvosa, seguida de longo período biologicamente seco, constituindo-se um marco para a região, por restar pouquíssimos remanescentes desse tipo de ambiente.

Visitação
As visitas terão horários diferenciados. O Parque ficará aberto de quinta a domingo, no verão, das 9h às 19h e no período do inverno, das 10h às 17h. O visitante ainda poderá usufruir das belezas do Teixeira Soares à noite, já que ele ficará aberto até as 21h no primeiro sábado do mês, oferecendo uma iluminação diferenciada e atividades especiais aos visitantes.

As visitas poderão ser agendadas pelo website www.parqueteixeirasoares.eco.br ou através do telefone (54) 3372-1011. E lembre-se, leve uma mochila com os itens necessários para a caminhada, como água e protetor solar, além de vestir roupas e calçados adequados para a prática das atividades.

Anúncio Patrocinado