Produtores de Severiano de Almeida, Três Arroios e Mariano Moro, ligados à atividade leiteira e beneficiários da Chamada Pública do Leite, executada pela Emater/RS-Ascar, participaram de um Dia de Campo, realizado na Linha Tigre, em Severiano de Almeida, nesta quarta-feira (02). As atividades aconteceram na propriedade de Édimo Zanella, onde foi instalada uma Unidade de Transferência de Tecnologia, numa parceria entre Emater/RS-Ascar e Embrapa Trigo, e no Ginásio de Esportes. Na unidade, com área de 1.500 m², instalada em abril com forrageiras de inverno, os produtores de leite puderam observar os resultados obtidos com espécies de aveias, azevém e trigo duplo propósito (cultivar indicado para pastejo e para a colheita de grãos).

O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Valmir Dartora, e o técnico Ladi Burin repassaram orientações técnicas de implantação, manejo e produção destas forrageiras. Foram avaliadas as cultivares de aveia Ucraniana e Centauro e observando o ciclo de cada uma. Ainda na unidade, os técnicos colheram amostras e, em outra área da propriedade, os participantes receberam orientações sobre pastagens de verão.

Após a atividade na propriedade, os produtores seguiram até o ginásio esportivo, onde Dartora fez uma análise técnica mais aprofundada dos resultados da Unidade, com enfoque no custo de produção de pastagens de inverno e de verão. A programação prosseguiu após o almoço, com ênfase para a implantação das pastagens de verão e sobre solo e manejo das pastagens.

O evento contou com a presença do prefeito de Severiano de Almeida, Ademar Basso, e do vice Iluir Dalmut, além do gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello. Também acompanhou o evento o agrônomo Nilton Cipriano Dutra de Souza e técnicos dos escritórios municipais envolvidos na atividade.

Tonello parabenizou os produtores, em especial ao produtor Édimo Zanella, que cedeu a área da propriedade para a instalação da Unidade. Tonello destacou a importância do repasse de orientações técnicas que permitem ao produtor aumentar a produtividade e a rentabilidade. “O leite é uma atividade essencial ao pequeno produtor”, disse.

O prefeito Ademar Basso agradeceu aos produtores e destacou a parceria com a Emater/RS-Ascar. “O produtor busca resultados positivos em todas as atividades”, disse Basso, ao destacar a importância da agricultura para o município e lembrou que o Poder Executivo investiu na patrulha agrícola.

Anúncio Patrocinado