Desde cedo, na manhã de temperatura ainda baixa desta segunda-feira, (14) festa da Exaltação da Santa Cruz, muitas caravanas de diversas localidades dos Estados do Sul do País iam chegando para a 28ª Romaria ao Santuário de N. Sra. da Santa Cruz, na RS 420, Erechim a Aratiba.

Às 07h, o grupo de trabalhadores da Romaria fez sua oração junto à cruz. A partir das 08h até ao meio-dia e das 13h às 14h, diversos padres acolhiam os fiéis para a confissão e diáconos davam a bênção individual.

Equipe de canto e oração animou a recitação do terço e da via-sacra. Às 11h30, o Pároco da Catedral, Pe. Alvise Follador, deu a bênção aos alimentos e aos pães, distribuídos aos devotos. Às 14h, depois de recordação de mensagens da devoção a N. Sra. da Santa Cruz, houve procissão e missa presidida pelo Pe. Alvise, concelebrada pelos padres Anderson Faenello, do Serviço de Animação Vocacional da Diocese, e Adelar Pedro De Davi, Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro de Erechim, acompanhados pelos diáconos João Pascoal Pozza e Jacir Lechinski, das Paróquias da Catedral e São Cristóvão, respectivamente.

Na homilia, referiu-se à festa do dia, a exaltação da Santa Cruz, com a celebração de Nossa Senhora das Dores, no seguinte. A romaria foi precedida de um tríduo, com missa às 20h, com a participação dos padres, Claudino Talaska, Pároco da Paróquia N. Sra. Monte Claro, Áurea, Paulo Bernardi, da Paróquia São Pedro, Erechim; Valter Girelli, Reitor do Santuário diocesano de Fátima.

O tema deste ano foi: Cruz, caminho de santificação e o lema; Maria, modelo de santidade.

Anúncio Patrocinado