Foi inaugurada na tarde desta terça-feira, 22, mais uma agroindústria familiar em Aratiba. É a Agroindústria Schmidt, localizada na Linha Enjeitado.

Com o incentivo da Prefeitura de Aratiba, através da Secretaria da Agricultura, a agroindústria está cadastrada no Serviço de Inspeção Municipal – SIM. A produção é em derivados de cana-de-açúcar (açúcar mascavo, melado e chimíer, entre outros produtos).

O prefeito Luiz Ângelo Poletto, parabenizou a família e falou que a prefeitura através da secretaria municipal de agricultura, têm desenvolvido ações para que outras famílias possam também compartilhar o sonho de construir sua própria agroindústria. Ressaltou a importância do programa de fortalecimento da agricultura, “essas ações estão gerando emprego, renda e qualidade de vida ao produtor rural, evitando o êxodo rural e produzindo alimentos de qualidade”, disse Poletto.

A inauguração contou com a presença do Prefeito Luiz Ângelo Poletto, vice-prefeito, Gelson Tarcísio Carbonera, presidente da Câmara de Vereadores, Lécio Grando, secretário da Agricultura, Altair Brunetto, gerente regional da Emater/Ascar, Gilberto Tonello, gerente do SEBRAE, Silvana Berguemmaier, representantes de entidades e comunidade em geral.

Agroindústria Schmidt
A família de origem alemã, sempre teve consigo o hábito de fazer principalmente açúcar mascavo, melados e chimíer, de forma artesanal, para o consumo da família e a venda de uma pequena quantia excedente.
Com a grande procura pelos produtos, devido à qualidade e ao sabor diferenciado, a família resolveu legalizar a produção, construindo para tal uma agroindústria.

Componentes da Família: Irineu e Elóide e os filhos Teilor, Tiago e Bruna. Mas quem trabalha mais diretamente na Agroindústria são o Irineu, a Eloíde e a filha Bruna.

Os itens produzidos atualmente: açúcar mascavo, melado batido, melado, rapadura, mandioca, milho congelado, chimíer e conservas.

A comercialização acontece através da rede mais compras para 29 municípios do oeste catarinense, e venda para os mercados de 6 municípios no norte gaúcho, além de participação de mercados como o PAA, repassando alimentos para Alimentação escolar, e venda direta ao consumidor na Agroindústria.

Cerca de 60% da matéria prima utilizada na agroindústria é produzida na propriedade e o restante oriundo de propriedades vizinhas. Área da Propriedade é de 19,8 ha.

Anúncio Patrocinado