Você foi abençoado com o total dos sintomas menstruais: cólicas, enxaquecas, dores no peito, acne, inchaço do baixo ventre e pernas, mal estar, enjoos, vômitos, cansaço… enfim. Você já se habituou, né?. Consola-nos saber que pelo menos somos mesmo, verdadeiramente, abençoadas de sermos os únicos seres que podem dar a vida humana. E mesmo quem não gosta muito da ideia de ser mãe, não se pode negar este fato. Efetivamente incomoda, é chato, é quase o fim do mundo, mas é a vida.

A cólica dá-se principalmente no período pré-menstrual, quando o hormônio progesterona está em alta. Nessa fase, a mulher retém mais líquido. Essa retenção provoca inchaço nas pernas e baixo ventre.

A dor da cólica é provocada pelo movimento de contração do útero e pela pequena dilatação do colo para que o sangue menstrual seja expulso.

Para combatê-la, dependendo do caso, os médicos recomendam vários tratamentos como o uso de analgésicos, tratamentos hormonais, pílulas anticoncepcionais, por forma a suspender a ovulação e, com isso, a menstruação e a cólica. No entanto, se não deseja ‘entupir’ o seu corpo de produtos químicos, a solução é bem mais simples e saudável: atividade física associada a uma boa alimentação.

Vamos tentar fazer o melhor possível para que todos os meses esses sintomas todos passem suavemente.

Lembre-se, tudo passa pela boa alimentação, então encha a despensa das seguintes vitaminas e minerais e sirva-se à vontade.

– Cálcio e Magnésio – Aliviam cólicas, dores nas costas e nervosismo, porque diminuem a contração muscular dolorosa do útero e diminuem a retenção de líquidos. Onde pode encontrar: no leite e derivados, vegetais e folhas verde-escuras.

– Ácidos Gordos – Reduzem a irritabilidade e as dores no peito. Onde pode encontrar: óleos de peixe e frutos do mar (ricos em ômega 6 e ômega 3), salmão e atum.

– Vitamina D – Necessária à assimilação do cálcio e do magnésio nos ossos. Não é apenas benéfico para as dores pré menstruais, mas sim para toda a vida da mulher (evita a osteoporose). Onde pode encontrar: salmão, arenque, ostras, sardinha, ovos e na exposição à luz solar.

– Vitamina B6 – Contra enjôos, dores de cabeça comum e irritabilidade. Onde pode encontrar: arroz integral, gérmem de trigo, aveia, amendoim, nozes, batata, banana, salmão, atum e fígado de boi.

– Vitamina E – Evita dores de cabeça comum, dores no peito e cólicas. Onde pode encontrar: cereais integrais, nozes, castanhas, azeite (de oliva), azeitona, óleos de soja e girassol, milho, gema de ovo e agrião.

O ideal é evitar alimentos com cafeína, beber bastante líquido (água e sucos naturais) e diminuir o uso do sal na comida para evitar a retenção de líquido.

Vá, aproveite a Vida. O mundo está lá fora, à sua espera.

Anúncio Patrocinado