As comportas das usinas hidrelétricas Itá e Machadinho foram abertas devido ao grande volume de chuvas na região. Em dois dias, a precipitação registrada na região foi maior que a média prevista para o mês inteiro de dezembro.

Na Usina Hidrelétrica Itá, em Aratiba, estão sendo liberados mais de 3 mil metros cúbicos de água por segundo. O excesso de chuva dos últimos dias fez com que o nível da barragem subisse bastante. Por isso, a hidrelétrica precisou abrir as seis comportas para dar vazão a água.

A Usina Hidrelétrica de Machadinho, entre os municípios de Maximiliano de Almeida (RS) e Piratuba (SC), também teve que abrir as comportas.

Temporal
Nesta sexta-feira (4), um temporal alagou o centro de Campinas do Sul. Em poucos minutos, o Rio Lajeado transbordou e invadiu lojas e a biblioteca pública. Em Erechim, muita gente ainda está arrumando a casa, invadida por alagamentos na quarta-feira (2).

“Levou meus documentos, calçados, tive que recolher meus utensílios domésticos lá na cerca, lá perto do campo, porque tudo boiava e a correnteza levava”, explica a funcionária publica, Genessi Baú.

Anúncio Patrocinado