A campanha Reciclitá, que tem por objetivo dar o destino correto aos resíduos eletrônicos e às lâmpadas fluorescentes, realizou nesta quinta-feira (17) a última ação de arrecadação de materiais dos moradores de Itá na praça municipal. A campanha iniciou em setembro, quando pontos de coleta recebiam os materiais, e finalizou na tarde desta quinta com a última arrecadação para posterior correta destinação. Ao todo, foram coletados mais 2,5 mil quilos.

A campanha é uma realização da ACITA/CDL e Câmara Técnica de Sustentabilidade de Itá, e tem apoio de diversas entidades, como o Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidrelétrica Itá – CDA. Além da coleta de materiais, também foram realizadas palestras pela equipe do CDA e da Câmara Técnica com clubes de idosos das comunidades do interior e cidade, e com as escolas municipais e estaduais do Munícipio. Também foi realizada uma conversa com as Agentes Comunitárias de Saúde e os alunos do NAES, com objetivo de sensibilizar sobre o correto destino desses resíduos.

A preocupação em destinar corretamente estes resíduos se deve ao fato de que, se descartados no meio ambiente, podem provocar contaminação no solo e na água, provocando doenças graves, por se tratarem de equipamentos que contém substâncias químicas, como chumbo, cadmio, mercúrio, etc.

Após a coleta em todos os pontos do Município, o lixo eletrônico e as lâmpadas fluorescentes serão separados conforme sua composição e receberão o destino correto. Desta forma, não prejudicarão o meio ambiente.

Anúncio Patrocinado