Resultado de uma menor oferta no campo e do avanço nos embarques para o Exterior, a rentabilidade recorde das lavouras de milho no Estado mostrou que produtores que apostaram no grão nesta última safra fizeram um ótimo negócio. A disparada no preço da saca – um salto de 55% em pouco mais de seis meses – no entanto, não é comemorada por todos.

Criadores de frangos, suínos e gado leiteiro, que têm no grão a principal fonte de alimento para os animais, sofrem com pressão nos custos. O efeito até agora limitado ao bolso dos produtores de carne, deve chegar em breve também aos preços cobrados nas prateleiras dos supermercados.

Foi o freio no consumo das famílias, consequência da recessão econômica, que impediu que o repasse de custos fosse feito de forma mais expressiva, mas conforme avança o preço da saca de milho, restam poucas alternativas, alertam empresários do setor.

Além do câmbio, que tornou atrativa a exportação, o salto no valor do grão reflete a perda de área para a soja.

– Nunca chegamos a um patamar tão alto da saca. É histórico. Tem produtor desesperado porque não consegue encontrar fornecedor – resume José Eduardo dos Santos, secretário- executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav).

A estimativa é que o grão responda por 60% a 70% do custo na criação de aves e suínos. Trigo e sorgo, possíveis substitutos, não são produzidos em quantidade suficiente para suprir a demanda. Na produção leiteira, a ração não é o principal alimento, mas é um suplemento importante para ampliar a produtividade e a qualidade do leite.

Para os criadores de suínos, a situação é um pouco mais complicada. No mesmo período em que o câmbio ajudou a impulsionar o preço da saca de milho, o valor do quilo da carne recuou, prejudicando ainda mais a rentabilidade, ressalta Valdecir Folador, presidente da Associação dos criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS):

– Nossa esperança é que o valor do quilo do suíno melhore nos próximos meses com o aumento de exportações. Porque o mercado nacional está muito fraco, a demanda caiu bastante.

Anúncio Patrocinado