Mais de 1,8 mil postos de saúde do Estado do RS estarão abertos neste sábado (16), de maneira extraordinária, para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A meta do Ministério da Saúde é colocar em dia as vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mais de 2 milhões de pessoas integram a faixa etária da campanha no Rio Grande do Sul.

– As doenças podem ser evitadas quando as vacinas estão em dia – garante o secretário de Saúde, João Gabbardo dos Reis.

Segundo Gabbardo, a atualização das doses evita doenças como tuberculose, hepatite B, tétano, paralisia infantil, rotavírus, pneumonia, meningite, otite, sinusite, febre amarela, sarampo e coqueluche.

– Não vão faltar vacinas aqui no Estado. Distribuímos 20% a mais de doses como margem de segurança – afirma.

A Campanha de Multivacinação começou no último dia 11 e segue até o dia 22 deste mês, em todo o Brasil.

O que levar
É necessário que pais ou responsáveis pelas crianças apresentem, na hora do atendimento, o Cartão SUS, Carteira de Vacinação (obrigatória para menores de 9 anos) e documento oficial com foto.

Confira quais vacinas estarão disponibilizadas no Dia D:
Para crianças: BCG, hepatite B, pentavalente, VIP, VOPb, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral (ou tríplice viral + varicela) DTP, hepatite A e varicela (para os indígenas)

Para adolescentes: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, meningocócica C conjugada e HPV). Além das seis do calendário, adolescentes grávidas terão à disposição dTpa. Indígenas adolescentes terão a vacina contra varicela.

Anúncio Patrocinado