Foi realizada, na última sexta-feira (15), a abertura da Semana Farroupilha 2017 de Aratiba. Às 18h, houve cavalgada pelo centro da cidade, seguida da abertura oficial, quando ocorreu a entrega da Chave do Acampamento Farroupilha ao patrono dos festejos, Sr. Valdir Ambrósio, e o acendimento da Chama Crioula pelo prefeito Guilherme Granzotto e vice–prefeito Izelso Zin. Na sequência, aconteceu show do Grupo Vento Negro, de Passo Fundo.

Já no sábado (16), foram realizadas apresentações de talentos locais do Município, com presença das rádios Aratiba e Nova Onda, visitação aos galpões do Acampamento Farroupilha e, às 18h, a tradicional Missa Crioula, no CTG Galpão Crioulo de Aratiba.

No domingo (17), pela parte da tarde e também à noite, houve mateada e apresentações do Grupo Nativo Querência das Águas, categorias mirim e adulto, que representará o Município de Aratiba no ENART 2017, entre os dias de 17 e 19 de novembro. Além disso, houve apresentações folclóricas da Academia de Dança Folclórica Francisco de León, do Panamá, e da Corporacion Artística y Cultural SonBareke, da Colômbia.

Academia de Dança Folclórica Francisco de León
Foi fundada em 15 de março de 2014 e é dirigida pelo professor Francisco De León. Membro do CIOFF-PANAMÁ, que é o Conselho de Organizações de Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais, de 29 de março de 2015 à 26 de dezembro de 2016. Desde 27 de dezembro de 2016, é um dos membros fundadores da WAPA-Panamá, Associação Mundial de Artes de Desenvolvimento. Seu projeto de trabalho baseia-se na pesquisa, resgate, preservação e difusão de danças folclóricas, indígenas, negras e espanholas. A Academia possui um elenco de 60 dançarinos, entre 13 e 30 anos de idade.

Corporacion Artística y Cultural SonBareke Colômbia
Nasceu em Ibagué, Colômbia, em fevereiro de 2002 e foi criado com o objetivo de divulgar e projetar o folclore colombiano através da música e da dança, que se originou de nossas raízes étnicas e onde tradições e linguagem corporal são traduzidas em ritmos. No momento, é constituído por estudantes de diferentes programas culturais da cidade. Durante cinco anos, ele foi listado como um dos melhores grupos da região e é projetado para ser um dos melhores grupos da Colômbia.

Programação da Semana Farroupilha 2017 de Aratiba
Dia 18 (segunda-feira)
– 13h30: Mateada e brincadeiras com as Escolas Municipais e Estaduais

Dia 19 (terça-feira)
– 13h30: Mateada e atividades com a Terceira idade
Realização: Secretaria Municipal de Assistência Social

Dia 20 (quarta-feira)
– 13h30: Mateada com as famílias
– 15h30: Apresentações artísticas (CTG Galpão Campeiro de Erechim)
– 19h30: Show de Luiz Marenco

Anúncio Patrocinado