Uma edificação familiar, com características próprias da etnia alemã foi adquirida pelo governo municipal na comunidade de Linha Lajeado das Pedras, interior de Aratiba, e foi realocada em 2004. Transformada em Museu Municipal, o imóvel mantém as características da época da colonização do Rio Novo, antiga denominação de Aratiba.

Nos últimos meses, a Secretaria da Cultura trabalhou na reforma da casa. Toda a estrutura de madeira que estava podre foi substituída. Também foi trocada as calhas, refeita a pintura, rampas de acesso, iluminação e paisagismo.

Hoje, o museu abriga muitos aspectos da história do município, através de objetos e utensílios das mais variadas épocas e em exposição permanente. Lá, o visitante pode conhecer a História de Aratiba e do Hospital Baldini, ver utensílios domésticos, eletrônicos, instrumentos musicais, monumentos religiosos retirados da original igrejinha dos Navegantes, utensílios indígenas e agrícolas preservados.

“O museu é patrimônio de nosso município conta parte de nossa história e de toda luta de nossos ancestrais, é está aberto para visitação. Pedimos que toda população cuide do ambiente que foi reformado e harmonizado para que os aratibenses possam usufruir do espaço para lazer, e, também, para relembrar a sua história”, salienta a secretária de Cultura, Desporto e Juventude, Daiana Tenutti.

O Museu está localizado na Rua João Lira, no Bairro Pés e está aberto à visitação diariamente, no horário comercial.

Anúncio Patrocinado