Em 1998, em consequência da construção da barragem da usina hidrelétrica de Itá, a Capela Nossa Senhora dos Navegantes foi realocada para a cidade para que não se perdesse o seu sentido histórico.

A capela foi construída em 1950 pela comunidade e antes da sua realocação a Capela de Nossa senhora de Navegantes, desempenhou importante papel religioso na comunidade. Foi ponto de encontro de mais de 70 famílias que lá residiam antes da barragem, testemunhando acontecimentos e forte espirito de solidariedade. A secretária de Cultura, Desporto e Juventude, Daiana Tenutti afirma que a construção “tem inegável valor histórico por tudo aquilo que armazena: memoria de centenas de historias individuais que configuram a própria historia da comunidade do Navegantes, consequentemente a historia da cidade de Aratiba”.

A trabalho de recuperação incluiu a cobertura, assoalho, aberturas, pintura externa, paredes externas e internas, reconstrução de peça lateral, calçadas, rampas de acesso e demais necessidades constatadas. Daiana diz que é um patrimônio de toda a população. “Pedimos que toda população cuide no ambiente que está sendo reformado e harmonizado para que os aratibenses possam usufruir do espaço para lazer e também para relembrar a sua história”.

O espaço serve para realização de eventos culturais, palestras e reuniões e também está aberto à visitação de segunda a sexta feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h. Está localizado na Rua João Lira, Bairro Pés.

Anúncio Patrocinado