Quando a gente fala em saúde mental, logo pensa em controle (ou descontrole) emocional. Pode pensar, inclusive, que é algo que depende de terapia ou qualquer outra intervenção psicológica e/ou psiquiátrica. Mas a questão vai bem além disso.

A Organização Mundial da Saúde explica que ter boa saúde mental é “contar com um estado de bem-estar que permite a você usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse, ser produtivo e contribuir com a comunidade”.

Saúde mental no dia a dia
Os efeitos negativos gerados por sentimentos bastante comuns na rotina da maioria das pessoas podem impactar diretamente esse conceito de saúde mental. Entre eles, podemos citar excesso de trabalho, ansiedade e até aquela tristeza que bate sem motivo aparente.

Pensando em favorecer a saúde mental nos mais variados aspectos, o Ministério da Saúde desenvolveu dicas importantes que vão, inclusive, aumentar a sua qualidade de vida:

1. Seja realista
Para qualquer coisa que você queira ou precise realizar, é preciso adequar as expectativas geradas na idealização dessa atividade com a realidade do que se desenrolou ao longo do processo. É preciso levar em consideração as possibilidades que você teve para alcançar as metas e objetivos pretendidos para evitar frustrações. Nunca exija mais do que realmente pode fazer!

2. Esteja próximo a pessoas queridas
Pode parecer um conselho óbvio, mas é fundamental escolher estar ao lado de pessoas que nos amam, que fazem o bem, que se importam com a gente. O suporte familiar e dos amigos é um fator de proteção contra o sofrimento.

3. Evite o uso de álcool e outras drogas
Substâncias psicoativas aumentam consideravelmente as chances de se desenvolver transtornos mentais. Se você já tiver recebido algum diagnóstico nessa área, o consumo dessas substâncias pode agravar a situação. Sem contar que elas causam problemas degenerativos ao cérebro e, portanto, pedem cuidado.

4. Seja sociável
Mantenha contato direto (e presencial – detalhe importante) com pessoas. A interação social é um fator de proteção quando se fala em saúde mental. Então, vale sair com os amigos, ir para a casa de familiares ou procurar atividades em grupos com os mesmos interesses e gostos que você.

5. Cuide do corpo
Invista em refeições ricas em alimentos in natura e não se exceda no consumo de doces, gorduras e sal. Praticar atividade física pelo menos três vezes por semana ajuda todo o corpo – inclusive o cérebro. E está comprovado cientificamente que aliar uma alimentação balanceada aos exercícios é uma medida que ajuda a combater transtornos mentais e ajuda até a memória! Então, invista!

6. Durma bem
Descansar é fundamental para o bom funcionamento do organismo inteiro, em especial, do cérebro. Situações que levam à privação do sono e/ou a má qualidade desse sono podem favorecer os transtornos mentais. Então, pelo menos 30 minutos antes de dormir, evite usar celular, computador ou ver televisão. Além disso, cuide para que o ambiente fique bem escuro e silencioso. Aqui tem outras dicas para ter uma boa noite de sono!

7. Treina a sua mente
De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Emocional e Aperfeiçoamento Humano (Ideah), a aplicação da Programação Neurolinguística (PNL) também pode ajudar a desenvolver (e manter) a saúde mental. Você pode fazer isso com medidas simples: seja grato, pratique o autoelogio todos os dias, não pense em problemas o tempo todo, aprenda a dizer não, fale dos seus sentimentos com alguém em quem confia, seja gentil consigo mesmo, aceite as mudanças, aprenda a interpretar as críticas, fique atento aos seus pensamentos e, principalmente, aceite que ninguém é feliz o tempo todo.

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