A Prefeitura de Erechim assinou o decreto que estabelece o Plano Estruturado de Prevenção e Enfrentamento à Epidemia do Novo Coronavírus (Covid-19), elaborado pelo Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus. O documento será enviado juntamente com os das outras cidades da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) ao Gabinete de Crise do Estado, visando firmar o sistema de cogestão no Modelo de Distanciamento Controlado.

A partir disso, a Região 16, com 33 cidades, poderá adotar medidas menos restritivas, desde que justificadas por comitês científicos de análise de dados da Covid-19. A direção da Amau informou que está concluindo o plano da região, que tem 240 mil habitantes, e ainda nesta semana deve encaminhar ao Estado.

A coordenadora do Setor Epidemiológico de Erechim, Luciana Grendene, destaca as ações conjuntas visando à redução da disseminação e do número de casos. “Percebemos que nesta semana aumentou o número de óbitos na região. Temos mais duas mortes em Erechim e três de outros municípios e esse fato pode nos levar novamente à bandeira vermelha na próxima semana.”

Luciana diz que a preocupação aumenta com a chegada de mais um feriadão, em que as pessoas tendem a viajar e provocar aglomerações. “Notamos que dez dias após os feriadões, quando as pessoas não respeitam todos as medidas protetivas, aumenta o número de casos de coronavírus e até de mortes.”

Entre as medidas no município, estão a capacitação de equipes de saúde nas Atenções Primária, Secundária e Terciária em relação ao coronavírus, realização de testes e ações por insumos e equipamentos para o enfrentamento da pandemia. Nesta semana, a Defesa Civil local promoveu mais uma desinfecção de pontos com grande circulação de pessoas, incluindo estabelecimentos de saúde e o Terminal Urbano Municipal. Segundo a Defesa, o trabalho tem ajuda de voluntários e o apoio de empresas locais na doação de EPIs.

Erechim contabiliza 14 mortes por Covid-19. Até agora, foram realizados 12.382 testes. O número de confirmados com o vírus chega a 1.924 e estão recuperadas 1.765 pessoas. O número de hospitalizados soma 23 – 11 de Erechim e 12 da região.

Anúncio Patrocinado