O governo do RS recebeu, até a manhã deste domingo (13), oito pedidos de reconsideração em relação ao mapa da 19ª rodada do distanciamento controlado. Todas as solicitações são de municípios e de associações regionais classificadas com bandeira vermelha que pedem a permanência em bandeira laranja.

O levantamento preliminar aponta sete regiões com alto risco epidemiológico em relação ao coronavírus e 14 com risco médio. O mapa definitivo será divulgado nesta segunda-feira (14) e passa a valer entre 15 e 21 de setembro.

O número de pedidos diminuiu desde que o sistema de cogestão foi implementado, há um mês, no qual as regiões podem adotar protocolos próprios, mais brandos, desde que não ultrapassem a classificação mínima da bandeira anterior. No caso, as regiões em vermelho que aderiram ao sistema podem adotar medidas de bandeira laranja, se tiverem o plano aprovado.

Em 28 de junho, o governo chegou a receber 67 recursos em um fim de semana. Nos últimos quatro fins de semana, no entanto, não passou de 10 pedidos.

Até este domingo, 17 regiões haviam aderido ao modelo. Apenas Santa Maria, Guaíba, Uruguaiana e Bagé não têm seus planos regionais.

Bandeira Vermelha

Porto Alegre

Erechim

Palmeira das Missões

Caxias do Sul

Passo Fundo

Guaíba

Santa Maria

Bandeira Laranja

Bagé

Cachoeira do Sul

Ijuí

Uruguaiana

Santa Rosa

Canoas

Novo Hamburgo

Capão da Canoa

Pelotas

Santa Cruz do Sul

Lajeado

Cruz Alta

Taquara

Santo Ângelo

Anúncio Patrocinado