Um fenômeno registrado em diversas cidades do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (15) chamou atenção de muitas pessoas que, ao olharem para o céu, depararam com uma espécie de círculo luminoso em torno do Sol, o chamado halo solar.

De acordo com a meteorologista Fabiane Casamento, da Somar Meteorologia, trata-se de um fenômeno óptico que se forma a partir de cristais de gelo presentes das nuvens do tipo cirrostratus, que são as mais altas da atmosfera.

— Quando a luz do sol incide sobre as nuvens de cristais de gelo, ocorre uma refração que proporciona uma dispersão da luz solar que, a olho nu, mostra cores semelhantes às do arco-íris ao redor do sol — explica.

Fabiene acrescenta que o halo ocorre com tempo seco, mas geralmente antes da chegada de uma instabilidade ou frente fria. O fenômeno foi visto nesta quinta em municípios como Santa Maria, Vacaria, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo, Erechim, Veranópolis, Caxias do Sul e Porto Alegre.

Nas redes sociais, muitas pessoas pediram uma explicação sobre o “arco-íris em torno do Sol”. Outras, fascinadas com a presença do halo, registraram o momento e publicaram em seus perfis.

Anúncio Patrocinado