Com uma troca de cores entre duas regiões, o mapa preliminar do distanciamento controlado, divulgado nesta sexta-feira (16), traz três regiões com bandeira amarela, de risco epidemiológico baixo para o coronavírus, e 18 na cor laranja, de risco médio. Dessa forma, são mantidos os mesmos números vistos na última semana anterior.

A mudança é entre Pelotas, que estava na amarela e passa para laranja, e Cachoeira do Sul, que estava na laranja e migra para a amarela, somando-se a Bagé e Palmeira das Missões, que já estavam no menor nível de restrição previsto no sistema de bandeiras do Estado.

Além de Pelotas, estão na cor laranja as regiões de Santa Maria, Uruguaiana, Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Guaíba, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.

Com a troca da região de Pelotas por Cachoeira do Sul, subiu de 417 para 427 o total de municípios com bandeira laranja (10.583.692 habitantes, 93% do total) e caiu de 80 para 70 os municípios em amarela (745.913 habitantes, 7%).

Os municípios que discordarem da classificação podem entrar com recurso junto ao Estado. Após a análise, o Executivo irá divulgar o mapa definitivo na segunda-feira (19), que passa a valer a partir de terça (20).

Anúncio Patrocinado