O começo da semana deve apresentar variação considerável no clima do Rio Grande do Sul. Conforme a Somar Meteorologia, a partir deste domingo (25), há previsão de chuva isolada para todo o Estado. Precipitações com mais intensidade são mais prováveis na Fronteira Oeste, ainda que outras áreas possam também registrar pancadas mais fracas.

Já na segunda-feira (26) ocorre a formação de ciclone extratropical, comum no RS. Esse fenômeno dá origem a uma frente fria que, combinada com instabilidade e transporte de ar quente e úmido que vem da região amazônica, pode intensificar a chuva em todas as regiões. Contudo, a área mais ao noroeste do estado é onde podem ocorrer volumes mais elevados.

O vento também deve marcar a segunda-feira, com rajadas de até 50km/h em diversos pontos, principalmente na Serra, no Noroeste e no Litoral Norte.

Na terça-feira, há previsão de chuva entre a madrugada e a manhã, principalmente na Serra, no Litoral Norte e na Região Metropolitana. O dia amanhece chuvoso, mas as precipitações devem perder força durante o dia. Volumes mais fracos são esperados para o nortedo RS. Nas demais áreas, o sol volta a predominar.

A temperatura deve cair na terça-feira, com vento que sopra do quadrante sul e transporta ar mais gelado.

Veja, abaixo, como deve ficar o tempo na sua região no fim de semana

Região Metropolitana: o final de semana terá tempo fechado, com possibilidade de chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento a qualquer hora do dia. Em São Leopoldo, os termômetros variam de 18°C a 32°C no sábado (24) e de 19°C a 32°C no domingo (18).

Serra gaúcha: o final de semana terá tempo fechado, com possibilidade de chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento a qualquer hora do dia. Em Veranópolis, os termômetros variam de 16°C a 27°C no sábado (24) e de 17°C a 27°C no domingo (25).

Litoral Norte: o final de semana terá tempo fechado, com possibilidade de chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento a qualquer hora do dia. Em Mostardas, os termômetros variam de 20°C a 22°C no sábado (24) e de 20°C a 21°C no domingo (25).

Litoral Sul: no sábado (24), a instabilidade atinge a região à tarde, com pancadas isoladas de chuva, com intensidade entre fraca e moderada. No domingo (25), a chuva ganha força, podendo a qualquer hora do dia, acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento. Em Rio Grande, os termômetros variam de 18°C a 25°C no sábado (24) e de 19°C a 25°C no domingo (25).

Região Norte: o final de semana terá tempo fechado, com possibilidade de chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento a qualquer hora do dia. Em Erechim, os termômetros variam de 18°C a 35°C no sábado (24) e de 18°C a 32°C no domingo (25).

Região Noroeste: no sábado (24), o tempo fica instável, com pancadas fortes de chuva, descargas elétricas e rajadas de vento a qualquer hora do dia. Para domingo (25), a expectativa é de que as precipitações diminuam de intensidade, ocorrendo mais isoladamente e se concentrando no período da tarde. Em Santo Ângelo, os termômetros variam entre 21°C e 27°C no sábado (24) e 19°C e 31°C no domingo (25).

Região Sul: no sábado (24), a instabilidade atinge a região à tarde, com pancadas isoladas de chuva, com intensidade entre fraca e moderada. No domingo (25), a chuva ganha força, podendo a qualquer hora do dia, acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento. Em Tapes, os termômetros variam de 19°C a 24°C no sábado (24) e de 19°C a 26°C no domingo (25).

Região Central: no sábado (24), o tempo fica instável, com pancadas fortes de chuva, descargas elétricas e rajadas de vento a qualquer hora do dia. Para domingo (25), a expectativa é de que as precipitações diminuam de intensidade, ocorrendo mais isoladamente e se concentrando no período da tarde. Em Santa Maria, os termômetros variam entre 18°C e 27°C no sábado (24) e entre 17°C e 30°C no domingo (25).

Campanha gaúcha: no sábado (24), o tempo fica instável, com pancadas fortes de chuva, descargas elétricas e rajadas de vento a qualquer hora do dia. Para domingo (25), a expectativa é de que as precipitações diminuam de intensidade, ocorrendo mais isoladamente e se concentrando no período da tarde. Em Candiota, os termômetros variam entre 17°C e 26°C no sábado (24) e entre 17°C e 28°C no domingo (25).

Fronteira Oeste: o final de semana terá tempo fechado, com possibilidade de chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento a qualquer hora do dia. Em Itaqui, os termômetros variam entre 20°C e 30°C no sábado (24) e entre 19°C e 33°C no domingo (25).

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades neste sábado (24) :

Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 30°C.

Pelotas: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 18°C e máxima de 24°C.

Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 25°C.

Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 27°C.

Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 30°C.

Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 35°C.

Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 28°C.

Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 24°C.

Rio Grande: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 18°C e máxima de 25°C.

Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 22°C.

Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 31°C.

Bagé: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 26°C.

Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 24°C.

Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 24°C.

Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 25°C.

São Borja: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 30°C.

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades neste domingo (25) :

Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 31°C.

Pelotas: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 19°C e máxima de 25°C.

Caxias do Sul: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 18°C e máxima de 25°C.

Santa Maria: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 17°C e máxima de 30°C.

Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 33°C.

Erechim: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 18°C e máxima de 32°C.

Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 32°C.

Torres: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 20°C e máxima de 21°C.

Rio Grande: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 19°C e máxima de 25°C.

Mostardas: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 20°C e máxima de 21°C.

Passo Fundo: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 18°C e máxima de 28°C.

Bagé: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 17°C e máxima de 28°C.

Tramandaí: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 20°C e máxima de 22°C.

Xangri-Lá: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 20°C e máxima de 22°C.

Capão da Canoa: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 20°C e máxima de 23°C.

São Borja: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 34°C.

Anúncio Patrocinado