O Comitê de Prevenção e Enfrentamento à covid-19 da AMAU/R16 alerta para o crescimento intenso da doença na região. Pela Plataforma Regional de Monitoramento (PRM) os casos ascenderam de 48 casos, em 14/10, para 346, em 09/11, portanto num período de 27 dias foram confirmados mais 298 casos ativos na região (34 municípios no âmbito da Amau e da Região 16 – Alto Uruguai Gaúcho).

Desde o início da pandemia até o momento 5319 casos foram confirmados, destes, 4.909 se recuperaram com 64 óbitos.

A ocupação de leitos também aumentaram. Nos dois principais  hospitais da região, Santa Terezinha e Caridade, o índice de ocupação dos leitos de UTI chega a 26,09%  e 29,27% nos leitos clínicos.

Jackson Arpini, membro do comitê regional, ressalta que a situação é de alerta, mesmo que o Sistema de Distanciamento Controlado tenha deliberado bandeira amarela (baixo risco de contágio) para a R16. “Não podemos deixar de considerar que a partir do aumento dos casos ativos poderemos ter, na sequência, um aumento nas taxas de ocupação hospitalar que, por enquanto, estão em patamares aceitáveis, o que contribuiu decisivamente para a bandeira amarela. Mas essas taxas já começam a se movimentar.

Os dados foram atualizados no final da tarde desta segunda-feira(09).

Anúncio Patrocinado