Pe. Valtuir Antonio Bolzan, pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Getúlio Vargas, completará 25 anos de ordenação presbiteral no próximo dia 30.

Seu jubileu de prata presbiteral foi celebrado antecipadamente na manhã deste domingo, dia 20, o quarto de Advento, em missa de ação de graças na igreja da sede paroquial, com participação restrita seguindo os protocolos sanitários estabelecidos de prevenção à Covid-19.

Na homilia, Pe. Valtuir iniciou lembrando o último domingo do Advento cujo evangelho apresenta o chamado de Deus a Maria para ser a Mãe do Salvador prometido que encontrou nela resposta pronta e generosa. Relacionou o chamado de Deus a Maria ao chamado que lhe fez para ser padre, ao qual também deu o seu sim. Mencionou as diversas atividades a que foi chamado a desenvolver ao longo dos 25 anos ministério, sentindo-se imensamente feliz por poder servir à Diocese, dizendo sempre sim ao que ela lhe pediu pelo seu Bispo. Motivou a todos a confirmar seu sim a Deus na vocação específica assumida e a rezar a Deus para que crianças, adolescentes e jovens descubram o chamado que lhes faz, especialmente para a vida religiosa e sacerdotal.

No final da celebração, houve diversas manifestações de carinho e gratidão ao jubilar. De flores recebidas, colocou uma diante da imagem de Nossa Senhora e do sacrário.

Dados biográficos
Pe. Valtuir nasceu no dia 19 de dezembro de 1966, na Linha Três, Município de Viadutos. É o primeiro dos três filhos de Valdir Bolzan e Odila Masarotto.

Fez a sexta série do antigo ginásio no Seminário da Consolata em Três de Maio; completou o ginásio e o segundo grau no Seminário de Fátima. Cursou Filosofia no Seminário Maior de Viamão e Teologia no ITEPA, em Passo Fundo. Fez também especialização em Psicopedagogia, curso para formadores de Seminário.

Foi ordenado diácono no dia 18 de dezembro de 1994, na comunidade onde nasceu e presbítero, no dia 30 de dezembro de 1995, na igreja Sagrado Coração de Jesus da sede paroquial de Viadutos.

Como padre, foi vigário paroquial na Estação e na Catedral São José, em 1996; assistente, professor, vice-reitor e reitor do Seminário de Fátima de 1997 a 2007; pároco em Barão de Cotegipe, de 2008 a 2011; na Paróquia São Cristóvão em 2012 e 2013; coordenador diocesano de pastoral de 2014 a 2016; pároco da Paróquia Santa Luzia, Bairro Atlântico, Erechim em 2016; em Severiano de Almeida de 2017 a 2018. Desde 27 de janeiro de 2019, é Pároco em Getúlio Vargas. Foi Diretor Espiritual do Movimento de Cursilho de Cristandade da Diocese e do Estado; foi vice-assessor nacional do Cursilho; atualmente é assessor estadual do Cursilho; foi Diretor da Escola Diocesana de Servidores em duas oportunidades, quando Reitor do Seminário e quando Coordenador de Pastoral; foi membro do Colégio de Consultores de 2015 a 2020; integrou o Conselho Presbiteral como membro nato quando Reitor do Seminário e Coordenador de Pastoral e em outros períodos por indicação da Área Pastoral.

Anúncio Patrocinado