Esta terça-feira (5) foi marcada pelo retorno da instabilidade no território gaúcho. De acordo com a Somar Meteorologia, precipitações atingiram grande parte do Estado, com intensidade variando de moderada a forte e acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento.

A instabilidade seguirá sobre o território gaúcho na quarta-feira (6). De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão é de céu nublado, com pancadas de chuva e trovoadas a qualquer hora do dia em todas as áreas. No entanto, para a Serra e para as regiões norte e noroeste do RS, as precipitações devem ser mais intensas, acompanhadas por rajadas de vento de até 80 km/h. Nas demais áreas, a chuva deve ser moderada e alternada com períodos de nebulosidade.

Segundo a Somar, o tempo instável é gerado por um sistema de baixa pressão atmosférica localizado no sul do Estado, responsável pela formação de nuvens carregadas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para tempestade, com chance de grandes acumulados, de até 50mm, e queda de granizo em pontos isolados no Litoral, na Serra e no norte gaúcho, além de grande parte dos Estados de Santa Catarina e Paraná.

Nesta quinta-feira (7), o tempo se mantém instável em todo o Estado. No entanto, a chuva tende a seguir forte (com raios, vento e queda de granizo) na Região Metropolitana, na Serra, no Litoral Norte, nas regiões centro, norte e noroeste do RS. Nas demais áreas, as precipitações devem ser moderadas, ainda com descargas elétricas, mas em forma de pancadas rápidas, intercaladas por períodos de nebulosidade.

Anúncio Patrocinado