SONY DSC

Dom Adimir Antonio Mazali presidiu missa na igreja São Cristóvão da Paróquia e Bairro do mesmo nome em Erechim, às 18h deste último domingo do mês vocacional, dia do e da catequista, na qual oficializou Pe. Severino Orso como novo Pároco, em substituição ao Pe. Anderson Francisco Faenello que em breve estará na Academia Diplomática da Santa Sé, em Roma. Além dos dois padres, outros 8 concelebraram a missa, entre eles o Bispo eleito de Caçador, SC, Mons. Cleocir Bonetti, com a participação de dois diáconos, diversos ministros, coroinhas, lideranças das comunidades, pais, parentes e amigos do Pe. Anderson, comunidade das irmãs missionárias de Jesus, de Nonoai, com a qual ele cultiva proximidade e colaboração.

A homilia esteve a cargo do próprio Pe. Anderson, que iniciou saudando diversas pessoas e sua respectiva representação, com registro especial de que seus pais, participantes da celebração, vindos de Itatiba, estavam completando 40 anos de união conjugal. Observou que a deferência do Bispo em lhe convidá-lo para a homilia lhe era uma honra, mas também um sacrifício. Recordou ter dito no dia de sua posse como pároco em 27 de janeiro de 2018, que não significava um adonamento, mas um pertencimento mútuo entre ele e os paroquianos. Passou a lembrar a dignidade do padre de agir em nome de Cristo e esposo da Igreja, que representa consolo e dor. Consolo pela certeza de que não irá só para sua nova missão. Dor porque, mesmo que temporariamente, assumiu como filhos os membros da Igreja a ele confiados pastoralmente. Lembrou também palavras de Dom Adimir ao lhe comunicara sua escolha e aprovação para a Academia Eclesiástica em 23 de novembro passado de ser um trabalho burocrático, de bastidores, mas serviço à Igreja. No dia, a passagem do evangelho da missa era a da viúva a depositar no cofre das doações do templo tudo o que possuía, duas pequenas moedas. Dois dias depois, ele testou positivo para a Covid-19. . Meditando no isolamento, viu-se naquela viúva, chamado a dar o todo de si para a Igreja. Entrega total seguindo Cristo, cuja doação ao Pai se consumou na Cruz. Por fim, atribuiu o que foi realizado em seu tempo de pároco a colaboradores mais próximos, citando-os e agradecendo-lhes pela participação. Concluiu exortando a todos a terem para com o novo pároco o mesmo carinho tido com ele. Pediu orações por ele e solicitou a Mons. Bonetti que lhe desse especial bênção.

Mons. Bonetti convidou os pais do Pe. Anderson e Dom Adimir a ficarem perto dele e invocarem com ele e a bênção solicitada.

Rito de oficialização do novo Pároco

Concluída a homilia, Dom Adimir convidou Pe. Severino a renovar seus compromissos de ordenação presbiteral e entregou-lhe a chave do Sacrário, como símbolo da missão da celebração da liturgia com o povo. Após, solicitou a leitura da provisão de sua nomeação como Pároco da Paróquia São Cristóvão e o convidou a sentar-se na cadeira da presidências das celebrações.

Manifestações no final da celebração

Neusa Rosset, coordenadora da catequese destacou o acompanhamento do Pe. Anderson na iniciação à vida cristã e convidou as catequistas para uma bênção especial do bispo e a entrega de um brinde pelo Pe. Anderson como recordação e reconhecimento pelo dia nacional do e da catequista.

João Vitor Schuh, em nome da Paróquia, agradeceu ao Pe. Anderson, ressaltando seu dinamismo, acolhimento a todos, seu modo de presidir as celebrações, sua dedicação em todos os setores da vida paroquial. Renovou a expressão de boas-vindas ao Pe. Severino, assegurando-lhe a disposição de todos de caminhar com ele com profunda amizade e participação.

Antes de dar a bênção final, Dom Adimir pediu a leitura da ata de posse do novo Pároco. Depois, destacou que a Diocese está sendo generosa com a Igreja, pois lhe oferece dois padres em definitivo. Mons. Cleocir para Bispo de Caçador, SC e Pe. Anderson para o serviço diplomático. Contudo, eles permanecerão sempre filhos desta Igreja. Ao mesmo tempo, a Diocese oferece tempo de estudo ao Pe. Maicon André Malacarne para especialização em Moral, privando-se de sua presença por dois anos e meio.

Após a celebração, houve confraternização no salão paroquial, dentro dos cuidados sanitários em vigor.

Anúncio Patrocinado