Nossa Diocese de Erexim que está vivendo um tempo de graça em sua história, o seu Jubileu de Ouro, tem neste domingo dia 12 de setembro, um momento de grande importância para a sua vida eclesial. Será a ordenação episcopal do Monsenhor Cleocir Bonetti, do clero da Diocese que será Bispo na Diocese de Caçador – SC.

Por isso, queremos convidar todos (as) para acompanhar a celebração de ordenação episcopal do Monsenhor Cleocir Bonetti, que será às 16h, na Catedral São José de Erechim, transmitida pelas redes sociais (Facebook e Youtube) do Santuário Diocesano Nossa Senhora do Rosário de Fátima e pelas Rádios: Aratiba, Difusão e Virtual. É um momento de grande alegria para nossa Diocese, pois um filho seu foi escolhido para ser Bispo da Igreja – Sucessor dos Apóstolos. Rezem conosco neste momento importante de nossa vida eclesial.

Conheça um pouco da Biografia do Monsenhor Cleocir:

Monsenhor Cleocir Bonetti nasceu em 7 de agosto de 1972, em São Valentim (RS). É o segundo filho do casal Gilso Bonetti e Terezinha Matievicz Bonetti. Ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Erechim, em 1987 onde fez os Estudos de Ensino Médio e Propedêutico até 1990. Cursou filosofia, de 1991 a 1993, na Faculdade Imaculada Conceição em Viamão (FAFINC) e Teologia, de 1994 a 1997, no Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA), em Passo Fundo (RS). Tem pós-graduação em Parapsicologia pela Faculdade Imaculada Conceição de Viamão e Mestrado em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, concluído em 2008.

Foi ordenado diácono em 4 de janeiro de 1998, na Comunidade Nossa Senhora da Saúde – Vista Alegre, São Valentim. Sua ordenação presbiteral se deu em 6 de fevereiro de 1999, na matriz da Paróquia São Valentim, em São Valentim (RS).

Em 1998, realizou estágio diaconal no Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, exercendo as funções de assistente, coordenador pedagógico e professor no mesmo Seminário, onde foi formador e professor de 1999 a 2001. Foi vigário da Paróquia São Cristóvão, Erechim, de 2002 a agosto de 2005. De 2005 a 2008, realizou os estudos em Roma. Ao retornar, assumiu a formação dos teólogos em Passo Fundo, de 2009 a 2011. A partir de 2012, a formação de teólogos e também filósofos, no mesmo Seminário, até 2013.

Foi pároco na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Barão de Cotegipe, em 2014, e exerceu a mesma função na Paróquia São Tiago de Aratiba, tendo sido também diretor da Rádio Aratiba, em 2015.

Monsenhor Cleocir Bonetti também atuou como professor no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo, hoje Itepa Faculdades; Professor do Curso de Servidores de Comunidades da Diocese de Erexim e Professor do Curso de Teologia para Leigos da Itepa Faculdades.

Foi representante do Clero da Diocese de Erexim e do Regional Sul 3 da CNBB e, desde 2017, é membro da presidência da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP). Também coordenou, na Diocese, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística; foi membro do Conselho Econômico, do Colégio de Consultores, do Conselho de Presbíteros e Capelão do Asilo “Lar dos Velhinhos” de Erechim e das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria.

Desde 2016 atua como Vigário Geral e Coordenador da Cúria Diocesana de Erexim.

Sendo ordenado Bispo, assumirá no dia 03 de outubro, na Catedral São Francisco de Assis, como 6º Bispo da Diocese de Caçador – SC.

Anúncio Patrocinado