Começou nesta terça-feira (14) o 5º Seminário Água e Saúde: Químicos na Água e Desafios Técnicos, que tem como objetivo promover o diálogo técnico sobre os desafios da garantida da segurança de água para consumo humano, com foco na presença de químicos nos mananciais. O evento virtual, realizado pela Abes RS, CEVS-RS e Emater/RS-Ascar, com apoio da Corsan, é voltado a profissionais, gestores e acadêmicos das áreas de saúde, saneamento e ambiente, bem como extensionistas rurais e pode ser acessado a qualquer tempo em https://bit.ly/3nt2gSV.

Neste primeiro dia, o tema Contaminação Química no Campo e a Saúde Humana foi mediado pelo engenheiro químico da Secretaria da Saúde, Luciano Zini e a palestra foi ministrada pela professora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP, Adelaide Cassia Nardocci. O evento contou com a participação de três debatedores: a bióloga do Centro Estadual de Vigilância em Saúde/Secretaria Estadual de Saúde, Silvia Medeiro Thaler, a farmacêutica bioquímica aposentada, Ana Maria Daitx Valls Atz e o engenheiro agrônomo, pesquisador membro do Movimento Ciência Cidadã e coordenador adjunto do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Leonardo Melgarejo.

O Seminário continua nesta quarta (15) e quinta-feira (16), novamente das 10h às 12h. No segundo dia, a temática é Contaminantes Químicos no Campo e na Saúde Ambiental, com mediação do extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Gabriel Katz, e palestra da professora do Instituto de Química da Unicamp, Cassiana Montagner. Os três debatedores convidados são a professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Renata de Oliveira Pereira, o analista ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Márcio D’ávila Vargas, e o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Gervásio Paulus.

No terceiro e último dia, o tema Contaminação Química e a Água no Meio Urbano será mediado pela bióloga presidente da Abes RS, Ana Elizabeth Carara e a palestra ministrada pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Renato Zanella. Os debatedores serão a professora de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Tânia Pizzolato, o engenheiro químico da Secretaria da Saúde, Luciano Zini, e o coordenador técnico do Departamento de Controle de Esgotos da Corsan, Jackson Saint’Pierre Dull Ritter.

Anúncio Patrocinado