Cerca de 1% da população brasileira sofre de artrite reumatoide (AR), doença que causa inflamações nas articulações provocando dores intensas. Conforme a inflamação avança, pode prejudicar alguns movimentos que até então eram simples de realizar, como agachar ou subir escadas, e até incapacitar a pessoa.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico ataca o próprio organismo por engano. Ela não é contagiosa e, geralmente, atinge as mesmas articulações nos dois lados do corpo. Ou seja, se o joelho esquerdo está inflamado, é muito provável que o direito também esteja.

Além disso, ela aumenta as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e pode atingir outras partes do corpo, como olhos, pulmões e nervos, provocando diferentes problemas de saúde. Dependendo da gravidade e das complicações, é possível que a doença diminua a expectativa de vida em cinco a dez anos.

Prevenção da artrite reumatoide
Para a prevenção da artrite reumatoide, é importante evitar os fatores de risco controláveis adotando os seguintes hábitos:

Mantenha o peso ideal – procure manter o peso sugerido pelo médico. Peça para ele orientação sobre alimentação saudável e também sobre exercícios físicos que você possa praticar diariamente.

Pare de fumar – deixar o cigarro de lado pode ajudar a evitar não só a artrite reumatoide, mas também outras doenças, como enfisema e câncer de pulmão.

Anúncio Patrocinado