Até sexta-feira, no Centro de Eventos de Aparecida, SP, está em andamento do 18º Encontro Nacional de Presbíteros com mais de 500 participantes representantes das Arquidioceses e Dioceses do Brasil. Padres Dirceu Balestrin,  diretor da Rádio Aratiba e Pároco da Paróquia São Tiago de Aratiba e João Zappani representam a Diocese de Erexim no Evento.

Um momento forte de comunhão e oração dos padres do Brasil

Depois de um hiato de 4 anos, devido à pandemia, enfim os Presbíteros do Brasil estão reunidos em Aparecida do Norte para seu Encontro Nacional.

O Encontro Nacional de Presbíteros já é uma tradição da história dos padres do Brasil. Este é o 18° Encontro Nacional que já foi sediado em alguns lugares, como Itaici e que, atualmente, acontece sempre na Cidade de Maria – Aparecida, SP.

O Encontro deste ano tem como tema “Presbíteros: Comunhão e Missão” e como lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Dois são os seus assessores: Padre Rosimar Dias, Doutor em Psicologia e Dom Joel Portella Amado, Secretário Geral da CNBB.

Padre Rosimar apresentou análise da situação emocional e psíquica dos padres, em especial neste tempo pós-pandemia. Já Dom Joel nos conduz ao cerne do tema, aprofundando a missão do padre nos dias de hoje, num cenário plural que é cheio de possibilidades, tanto boas quanto ruins. A comunhão entre os padres também será trabalhada; a importância do encontro, da partilha e do senso de gratuidade.

Os Encontros Nacionais de Presbíteros são uma excelente oportunidade para três grandes riquezas:

· Um momento formativo que responde à necessidade da formação permanente do clero;

· Um momento para fomentar a comunhão, a partilha e a fraternidade sacerdotal;

· Um momento para conhecer as diversas realidades da Igreja no Brasil.

O 18° Encontro Nacional de Presbíteros acontece de 9 a 14 de maio e reúne nesta edição 540 padres que representam todos os 19 Regionais da CNBB. Bispos referenciais que trabalham com a Pastoral Presbiteral também estão presentes, assim como representantes de alguns organismos da ação pastoral da nossa Igreja como a CRB (Comissão dos Religiosos do Brasil), a CND (Comissão Nacional dos Diáconos) e a ANPB (Associação Nacional dos Padres do Brasil).

Uma importante intervenção acontecerá também no Encontro, que será a fala do Núncio Apostólico no Brasil, trazendo a palavra do Papa Francisco e aquilo que a Igreja espera da missão e da vida dos padres.

Em comunhão com todos os padres do Brasil, querendo enfrentar todos os desafios de caráter estrutural ou não, neste contexto de mudanças e crises, mas também de conquistas e vitórias, queremos rezar, refletir e nos unir para a superação dos males e contribuir, ainda que de maneira humilde, para o bem do ministério de cada presbítero.

Que o Cristo Bom Pastor, Ressuscitado de entre os mortos e a Virgem Mãe Aparecida abençoem os presbíteros do nosso Brasil e todos os seus sonhos e projetos!

Anúncio Patrocinado
VIAJornalismo - Rádio Aratiba
FONTEAssecom
Artigo anteriorMetade dos pacientes com covid têm sequelas que podem passar de um ano
Próximo artigoMesmo sem Alertas ou Avisos, Estado do RS reforça importância da dose de reforço contra a Covid-19