A riqueza da mensagem de Fátima
Retomada histórica e concorridas celebrações foram realizadas no dia da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima no dia 13 de maio de 2017, nesta sexta-feira, em muitos santuários e igrejas a ela dedicados em todo o mundo.

Para o Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antonio Brustolin, a mensagem de Nossa Senhora em Fátima recordava a necessidade de uma volta aos valores da fé para resgatar a dignidade humana, sempre ameaçada por tantos descaminhos que se apresentam na história. A Mãe de Jesus, falando numa linguagem quase que simbólica, suplicava pela paz no mundo, pede ao ser humano para retornar ao essencial, para ir ao encontro de Deus, para não perder o humano, para ser mais compassivo, justo e solidário. Ela fala a todo que sofre para que recupere a esperança. Ela tem um olhar misericordioso onde o humano marcado pelo horror da guerra, da fome, da injustiça, da mentira e da corrupção possa encontrar paz. Ela alerta sobre o risco de uma apatia crescente em relação a Deus e aos sofredores. E insiste ao ser humano para rever suas escolhas.

Para Dom Fernando Areas Rifan, da Administração Apostólica pessoal São João Maria Vianney do Rio de Janeiro, Fátima é o resumo, a recapitulação e a recordação do Evangelho para os tempos modernos. O Rosário, tão recomendado por Nossa Senhora, é a “Bíblia dos pobres” (São João XXIII). Sua mensagem é sempre atual. É a mãe que vem lembrar aos filhos o caminho do Céu.

A celebração do dia 13 de maio no Santuário Diocesano de Fátima de Erexim
Na perspectiva de fortalecer a identidade do conjunto do Santuário Diocesano N. Sra. de Fátima, lugar de oração, de encontro com Deus, de paz, de fé, de transcendência, sua reitoria organizou programação especial para esta sexta-feira: às 07h, Ofício Divino Mariano; às 14h30, oração do Terço; às 15h, Missa; às 16h, exposição e adoração do Santíssimo, com bênção às 17h30; às 18h30, Terço no monumento à luz de velas, seguido de procissão ao Santuário, onde houve missa solene, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Adimir Antonio Mazali, com animação do canto e música pelo Coral N. Sra. de Fátima, regido pelo José Carlos Sala, Reitor do Santuário. O Santuário esteve aberto todo o dia, com atendimento de confissões, aconselhamento e bênção aos fiéis que a ele acorreram.

A reflexão do Bispo
Dom Adimir participou do terço das 18h30 junto a monumento e presidiu a missa solene no interior do Santuário. Na homilia, ressaltou que as celebrações do Santuário Diocesano estavam em sintonia com as daquele de Fátima em Portugal, onde a Virgem Maria apareceu aos 3 pastorinhos com mensagem de paz e pedido de conversão, penitência e oração, especialmente do terço diariamente. Para o Bispo, o contexto das aparições é semelhante ao de hoje com guerras, graves dificuldades como as decorrentes da pandemia Covid-19 e outras causas. Por isso, sua mensagem continua atualíssima. Por esta razão, ela fala profundamente ao mundo distante de Deus. A todos ela pede fé viva, testemunho de vida cristã, prática da caridade. Desejou que Maria nos ajude a ir ao encontro de seu Filho Jesus.

Pe. Sala anuncia programação especial nos dias 13 e faz sugestiva relação da data com o endereço do Santuário
No final da missa, o Reitor do Santuário Diocesano, Pe. José Carlos Sala, anunciou que a programação desenvolvida nesta sexta-feira será realizada nos outros dias 13 de cada mês até outubro.

Ele também relacionou o dia da primeira aparição de N. Sra. em Fátima, Portugal, com o endereço do conjunto do Santuário com o monumento e a esplanada – Avenida Sete de Setembro, 1305. Bela e motivadora coincidência da Providência Divina, 13/05, aparições, 1305, o endereço. Enfatizou que nenhum cristão católico desta Diocese de Erexim pode esquecer a data 13 de maio e de se referir a Santuário Diocesano, acompanhando, pelas redes sociais, as celebrações nele realizadas ou estar em sintonia com elas ou a ele dirigindo-se e delas participar presencialmente ou fazer sua oração e meditação pessoal. Recordou a novena perpétua no Santuário nas quartas-feiras, com terço e missa e bênção individual da saúde às 14h e às 18h.(imagens, colaboração especial de Edson Rosa, da transmissão das celebrações pelo Facebook e Youtube do Santuário)

Anúncio Patrocinado
FONTEAssessoria de Comunicação da Diocese de Erexim
Artigo anteriorSemana terá frio intenso, geadas, vendavais e chances de neve no Brasil
Próximo artigoSaiba como evitar acidentes graves com uso de panela de pressão