O prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, representou a AMAU no 40º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), realizado entre os dias 20 e 22 de junho, em Restinga Sêca. Com o tema “Conectar os municípios com o amanhã”, o evento marcou o fim da gestão Eduardo Bonotto e a posse do novo Conselho de Administração da Famurs para a gestão 2022/2023, momento em que o prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, assumiu a presidência da entidade. Também participaram os prefeitos de Cruzaltense, Joarez Luis Sandri; e o prefeito de Marcelino Ramos, Vannei Mafissoni (Delfim).

A solenidade de Posse contou com importantes nomes e representações de peso para a pauta municipalista gaúcha, como o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior; o Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Valdeci Oliveira; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Alexandre Postal; e o defensor público-geral do Estado, Antônio Flávio de Oliveira; entre outros nomes.

O evento reuniu mais de 800 pessoas. Além da solenidade que empossou o prefeito Paulinho Salerno como presidente da entidade para a gestão 2022/2023, o Congresso proporcionou palestras de qualificação aos gestores e abordou temas como desenvolvimento econômico e sustentável, patrimônio cultural, turismo, inovação e as cidades do futuro.

Segundo o prefeito de Barra do Rio Azul, no evento foram debatidos temas que os municípios terão que enfrentar a partir de agora, em especial a queda do ICMS, em razão das pautas políticas que não estão resolvendo os preços dos combustíveis e estão tirando dinheiro do estado e municípios que vão prejudicar, sem dúvida, os cidadãos de todas as cidades do Brasil. “Tirando dinheiro da saúde, da educação e de outros investimentos”, afirmou Marcelo. Conforme informou, também foi debatido o turismo como forma de desenvolver os municípios, com palestrante de Portugal mostrando a importância do patrimônio cultural como fomento para o desenvolvimento do turismo e integração. Portugal é hoje um exemplo para o mundo no quesito de que o patrimônio cultural desenvolveu o país.

Para o prefeito de Barra do Rio Azul, o evento “foi importante para representar e prestigiar a AMAU valorizando a nova diretoria que assume a Famurs, o prefeito de Restinga Sêca Paulo Salermo, que reforçou que a AMAU é parceira e que precisa manter as pautas ativas, estar junto com a Famurs, mobilizando e conclamando nosso governo do Estado e o Governo Federal para estarmos cada dia fortalecendo mais a região e trazendo os investimentos necessários para melhorar a qualidade de vida da nossa população”.

Outros temas debatidos foram o TCU+Cidades e alguns produtos criados pelo Tribunal de Contas do Estado para melhorar a relação com as administrações municipais, como canais de comunicação, eventos técnicos e materiais que traduzem informações densas do Tribunal aos gestores; ICMS Educação e Integração Tributária; Cidades como ecossistemas de empreendedorismo e inovação; participação da mulher na gestão municipal; Projeto InovaJunto; Cidades do Futuro.

Anúncio Patrocinado
FONTECopydesk Jornalismo & Marketing Ltda.
Artigo anteriorLançada mais uma edição da Campanha “Eu Ajudo a Salvar Vidas”
Próximo artigoFazer exercícios ajuda a reduzir os sintomas da TPM?