Em uma tarde regada com muita música, danças e comidas típicas da cultura italiana, aconteceu a 13ª edição do Filó, evento realizado no sábado (2) na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Roque do Pio X, em Aratiba.

A festa contou com apresentações do Grupo de Dança Italiana da Escola, após foi servido lanche e a animação ficou por conta do grupo Girotondo de Caxias do Sul.

O Filó resgata a tradição, a cultura, a gastronomia e o lazer dos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao município, contando a história de vida de quem ajudou a construir a história de Aratiba.

Os italianos trouxeram sua cultura, seus valores e seus costumes para a região e uma das contribuições fortes deixadas foi o tradicional Filó, que consistia basicamente num encontro de famílias que se juntavam para rezar, dialogar, jogar cartas, fazer trabalhos manuais, contar casos e cantar canções que relembravam os antepassados.

Estiveram presentes no evento, o prefeito, Gilberto Hendges, primeira-dama e secretária da Assistência Social, Suzana Dal Lago Hendges, secretária da Educação, Rosane Morgan, demais secretários municipais, diretores, professores, alunos e comunidade em geral.

O Filó foi realizado pela Secretaria de Educação de Aratiba, juntamente com a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Roque.

Anúncio Patrocinado
FONTEAssessoria de Imprensa da Prefeitura de Aratiba
Artigo anteriorTrês Arroios: Secretaria da Cultura incentiva o resgate a pratos típicos de festas juninas
Próximo artigoChuvas e umidade fazem Secretaria de Saúde emitir alerta contra a dengue em Severiano de Almeida