Ter a possibilidade de cultivar a própria hortaliça e ainda manter uma alimentação mais saudável são algumas das vantagens de se ter uma horta sustentável.

Neste sentido os estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Aratiba, desenvolvem semanalmente atividades relacionadas a sustentabilidade, em terreno preparado na escola São Roque.

“O objetivo é conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação de recursos ambientais para a produção sustentável de alimentos. Também é incentivado o consumo de produtos de altos valores nutritivos, as hortaliças produzidas pelos próprios alunos”, explica a Secretária da Educação, Rosane Morgan.

Outro objetivo da horta é promover o cultivo sem agredir o solo, sendo que não são utilizados agrotóxicos, fertilizantes e pesticidas que agridem e prejudicam o meio ambiente.

A professora de Desenvolvimento Sustentável, Angélica Salini, explica que a construção da horta teve a participação dos alunos, funcionários e dos pais. Divide-se desta maneira, a responsabilidade por cada espécie plantada, ficando a critério do professor os meios de aquisição das mudas ou sementes.

De acordo com as nutricionistas, Karina Lamaison Cunha e Renata Nava Bagatini, “foi possível observar que a horta escolar traz inúmeros benefícios aos alunos. Além de propiciar informações sobre alimentação saudável, a importância de uma alimentação balanceada para a saúde, produtos orgânicos, disposição física, contribuição para melhoria da merenda escolar, criatividade e aprendizado”.

Anúncio Patrocinado
VIAJornalismo Aratiba
FONTEAssecom
Artigo anteriorBarra do Rio Azul: Palestra sobre as culturas africanas
Próximo artigoIML indica morte natural de homem encontrado em residência no Município de Itá