Você sabia? Quando consumida na dose certa, essa bebida campeã em Resveratrol garante enormes benefícios para o seu coração. Te contamos tudo o que você precisa saber sobre o vinho. Confira!
É uma bebida muito calórica
Verdadeiro → Uma taça (125 ml) de vinho branco possui 180 kcal, a mesma quantidade de vinho tinto possui 110 kcal e 10 ml de vinho moscatel contêm 137 kcal. A ingestão moderada da bebida consiste nas seguintes recomendações: uma taça de vinho, o que equivale a 30 ml de álcool no organismo para os homens. No caso das mulheres, recomenda-se no máximo 15 ml de álcool, ou seja, metade da dose.
Tomar uma taça por dia previne problemas no coração
Verdadeiro → Quando ingerida com moderação, a bebida pode prevenir problemas no coração. Tudo graças a uma substância chamada Resveratrol, um antioxidante que ajuda na prevenção das doenças obstrutivas das artérias. O vinho tinto tem sido apontado como método terapêutico para manter um coração saudável, porém, todos os indivíduos que ingerem bebidas alcoólicas (mesmo em pouca quantidade) não estão isentos de riscos. Vale lembrar que o álcool pode causar dependência e agravar doenças como hipertensão arterial, aumento de triglicérides, danos hepáticos e obesidade entre outras.
Crianças podem beber para se beneficiar
Falso → Em hipótese alguma as crianças devem ingerir bebidas alcoólicas, assim como cardíacos, gestantes, portadores de doenças no fígado ou rins, hipertensos, obesos, portadores de dislipidemia, pós-cirurgia bariátrica e pessoas com câncer devem evitá-las. Para que as crianças se beneficiem das propriedades do Resveratrol, recomenda-se a ingestão de suco de uva, que é tão bom quanto o vinho para o coração, mas também deve ser consumido com moderação por conter açúcar.
Diminui os níveis de colesterol
Verdadeiro → O vinho é capaz de diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis do colesterol bom (HDL) no organismo. Mas é importante lembrar que, por ser uma bebida alcoólica, se ingerida em grandes quantidades, pode contribuir para o aumento das taxas de triglicérides no sangue, assim como para a elevação dos níveis da pressão arterial.
É feito só com uvas vermelhas
Falso → Dependendo do tipo de vinho, pode ser feito com uvas vermelhas e brancas. Quanto ao Resveratrol, ele é mais concentrado no vinho tinto quando comparado ao branco, mas pode ser encontrado nas sementes das uvas e na película das uvas pretas. Outras boas fontes desse antioxidante são as castanhas e as frutas vermelhas silvestres.
Diabéticos só podem tomar vinho seco, pois o suave contém açúcar
Falso → O ideal é que as pessoas portadoras de diabetes não sejam estimuladas a consumir bebidas alcoólicas. Independentemente da quantidade de açúcar que possuem, tanto o vinho seco quanto o suave não devem ser ingeridos sem a recomendação do médico que acompanha o tratamento desse indivíduo. Já nos casos dos diabéticos que fazem uso de hipoglicemiantes, nunca se deve recomendar a ingestão de bebidas alcoólicas.