Em sua última reunião do ano em curso e primeira na vacância episcopal, nesta terça-feira (19), dia dos mártires das missões, os padres e diáconos da Diocese de Erexim refletiram sobre suas inquietações e expectativas diante da realidade atual.
O Administrador Diocesano abriu a reunião fazendo especial menção a Dom Girônimo Zanandréa, falecido há 15 dias, com a projeção de algumas imagens dele.
Depois da oração inicial e da leitura da ata da reunião anterior, ele e Pe. Maicon Malacarne, Coordenador Diocesano de Pastoral, encaminharam reflexão em grupos e plenário sobre os desafios para a implementação do novo Plano da Ação Evangelizadora e na expectativa da vinda do novo Bispo.
Expectativas e desafios
Alguns aspectos apresentados pelos grupos em sua reflexão: a carência de vocações ao sacerdócio e à vida religiosa; a participação das pessoas na vida comunitária face às suas ocupações profissionais, culturais, esportivas e redes sociais, bem como a segurança de suas casas; a organização das comunidades urbanas com sua necessária infraestrutura e a sustentabilidade delas e das rurais com a diminuição constante de seus integrantes; a permanência prolongada de algumas lideranças, a dificuldade da identificação de novas e sua formação permanente; o perfil do novo Bispo, sua compreensão e continuidade da caminhada diocesana; a corresponsabilidade e a unidade de todos na implementação do novo Plano Diocesano da Ação Evangelizadora; retomada da visita pastoral do Bispo com a peregrinação da imagem de N. Sra. de Fátima; revisão e unidade nas diretrizes dos sacramentos; coordenador de pastoral e padres que acompanham setores sem disponibilidade de tempo e condições para as diversas atividades.
Assuntos administrativos
O ecônomo da Diocese, Ildo Benincá apresentou quadro comparativo da evolução do dízimo de janeiro a outubro deste ano e relatório financeiro da Cúria Diocesana, dos setores de pastoral, dos seminários e da Romaria Diocesana. O dízimo teve um crescimento de quase 6% em relação ao mesmo período no ano passado. O resultado líquido da Romaria foi de R$ 191.259, 48. Dos diversos relatórios, sobressaem despesas a saldar provenientes da revitalização do Santuário e Capela da Reconciliação, Lar Sacerdotal e Seminário. Após a exposição, houve diversas considerações sobre como saldar as mencionadas pendências, como formar um fundo para ajuda às novas comunidades adquirirem terreno e encaminharem a construção de igreja e salas de catequese e encontros, como retomar o grupo dos benfeitores das vocações, como valer-se de alguns imóveis para o investimento em algo que garanta recursos permanentes para as necessidades diocesanas. A equipe de Pastoral Vocacional ficou de ver a retomada dos benfeitores das vocações e o Conselho de Assuntos Econômicos os encaminhamentos para os outros aspectos considerados.
Agenda para o próximo ano
Foram previstas datas de reuniões dos padres e diáconos, da coordenação de pastoral, do Conselho Econômico, do Conselho Diocesano de Pastoral, curso anual e retiro dos padres, jubileu de prata presbiteral dos padres Clair Favreto, Cezar Menegat e Valtuir Bolzan e outras. Ressaltou-se que a partir do próximo ano há o Domingo da Palavra, instituído recentemente pelo Papa Francisco no terceiro domingo do tempo comum. As Paróquias e Setores ficaram de enviar data de seus eventos principais para completar a agenda do próximo ano até o final deste mês.
Avaliação da Romaria de Fátima
Alguns aspectos positivos ressaltados: atuação do grupo de cantos e de animação e o hino; a temática e a sua abordagem nos comentários e homilias; o envolvimento de diversos grupos específicos em cada noite da novena; o espaço da criança com idade delimitada; o grupo para orientação das confissões; a consagração das partículas em cada missa. Alguns aspectos a rever e a melhorar: tempo de algumas homilias; comentários e motivações nas procissões; custo dos alimentos, água e refrigerantes; disponibilização maior de água potável; prever alguns toldos para sombra e proteção da chuva; avisos breves, poucos e dados apenas por quem conduz cada noite da novena e missa campal da Romaria da Criança e do dia da Romaria; caixa ou similar fechado para a coleta nas missas; ornamentação da imagem na Romaria da criança; tempo da encenação das aparições de Fátima; coroação da imagem pelas crianças.
Reunião da Coordenação Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude
Será no Seminário de Fátima, de 7 a 12 de janeiro do próximo ano, com a presença prevista de 120 pessoas, entre elas os bispos da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude. O evento conta com recursos próprios mas não suficientes. Por isso, decidiu-se destinar a coleta das celebrações do último sábado e domingo deste ano, dias 28 e 29 de dezembro, para esta finalidade.
Testamento de Dom Girônimo
Ele deixou testamento público, cujas principais disposições são: doação da residência para a Diocese; aluguel de um apartamento para o Lar da Criança; valores que estivessem em bancos, deduzidas as despesas de tratamento da saúde, do funeral, da execução do testamento e a celebração de missas gregorianas em sua intenção e de missas na intenção de familiares falecidos para a Diocese; o carro para um sobrinho, sua participação social na Sociedade Rádio São José Ltda. – Rádio Virtual FM para um novo membro da mesma. Como não fez destinação específica das roupas de uso pessoal e das vestes litúrgicas, em combinação com a família, estão sendo doadas à Cáritas e a Paróquias que necessitarem, respectivamente.