17.2 C
Aratiba
domingo, 24/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioClimaVerão de 2021 será de calor e chuvas distribuídas de modo desigual...

Verão de 2021 será de calor e chuvas distribuídas de modo desigual no RS

Temperatura alta e sensação de abafamento não são novidades no verão do Rio Grande do Sul. Segundo os meteorologistas, a volta da estação, nesta segunda-feira (21), às 7h02min, virá acompanhada do típico calor da temporada. A boa notícia é que em janeiro e fevereiro as pancadas de chuvas serão mais constantes do que nos meses de outubro e novembro, o que deve minimizar problemas de abastecimento de água e ameaças à produção agrícola.

Segundo a Somar Meteorologia, 2021 será marcado pela presença do La Niña, que deverá manter chuvas abaixo da média no Estado ao longo do ano. Na próxima semana, no entanto, a chuva deve alcançar diferentes regiões do território gaúcho. E o fenômeno voltará no final de janeiro e no início de fevereiro.

Os índices mais altos de umidade nos próximos dias também deverão reforçar a sensação de abafamento. Ou seja, a sensação térmica será bastante intensa no início do verão.

A distribuição das pancadas de chuva, no entanto, será desigual entre as regiões do Estado durante os próximos meses. Enquanto Região Metropolitana, Litoral e mais algumas regiões conseguirão manter a média de anos anteriores, a Campanha e a Fronteira Oeste devem registrar os acumulados mais baixos.

Além de pouca chuva, as mesmas regiões devem alcançar as temperaturas mais altas ao longo da estação, com registros superiores a 35°C. Essas áreas terão dias mais quentes porque serão fortemente afetadas por sistemas de alta pressão que se formam no Uruguai e no Paraguai, inibindo a formação de nuvens carregadas.

Em março, os acumulados de chuva devem voltar a subir em todas as regiões do Estado. Já a temperatura será menos intensa, resultando em um final de verão mais ameno.

SourceGZH
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments