Solenidades oficiais simultâneas em oito cidades gaúchas marcaram, no sábado (14), a diplomação de 754 segundos-sargentos da Brigada Militar (BM) no Curso Técnico em Segurança Pública. Durante o evento, o governador Eduardo Leite anunciou a assinatura do ato de promoção dos formandos, em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado.
Além de Porto Alegre, as cerimônias foram realizadas em Caxias do Sul, Montenegro, Osório, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santa Rosa. Dos formandos, 592 policiais militares são homens e 162 mulheres. A primeira colocada, Daniela Mayca de Souza, recebeu do chefe do Executivo a medalha Coronel Massot por seu desempenho, com média final 10.
O curso de formação teve 670 horas-aula desde agosto do ano passado, nas modalidades presencial e à distância. No programa, disciplinas como Técnicas de Ensino, Polícia Ostensiva, Direito Penal e Penal Militar, Análise Criminal e Administração de Logística. Com a conclusão dessas turmas, 2.197 novos sargentos já foram formados pela corporação nos últimos três anos.